• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/3

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

3 Cards in this Set

  • Front
  • Back

NEOPLASIAS PRÉ MALIGNAS E MALIGNAS DA VAGINA

1. A maioria dos tumores benignos vaginais ocorrem em idade reprodutiva. São eles: PÓLIPOS DO ESTROMA, LEIOMIOMAS e HEMANGIOMAS.



2. NEOPLASIA INTRAEPITELIAL VAGINAL E CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS (CARCINOMA PRIMÁRIO DA VAGINA): carcinomas primários vaginais são raros; são carcinoma de células escamosas associado com alto risco de infecção pelo HPV. Surgem da neoplasia intraepitelial vaginal que é análoga ao precussor maligno de lesões de carcinoma cervical. A vagina posterior superior é o local mais afetado.



3. RABDOMIOSSARCOMA EMBRIONÁRIO (SARCOMA BOTRIOIDE): Tumor raro. Mais frequente em lactentes e menores que 5 anos.


Consistem em rabdomioblastos embrionários malignos.


Esses tumores tendem a crescer em massas polipoides, arredondadas e volumosas que algumas vezes preenchem e se projetam para fora da vagina.


Têm aspecto e consistência de cachos de uva.


Ao exame histológico, as células tumorais são pequena e apresentam núcleos ovais, com pequenas protusões de citoplasma a partir de uma extremidade (raquete de tênis).


Os tumores tendem a invadir o local e causar morte pela penetração na cavidade peritoneal ou por obstrução do trato urinário.

CERVICITE AGUDA E CRÔNICA

A produção de estrógenos pelo ovário estimula a maturação da mucosa vsginal e cervical, bem como a formação de vacúolos de glicogênio intracelular nas células escamosas. À medida em que essas células são eliminadas, o glicogênio fornece um substrato para microorganismos aeróbios e anaeróbios vaginais endógenos (Estreptococos, enterococos, Estafilococos e Encheria coli).


Os lactobacilos produzem ácido lático, que mantém o pH vaginal -< 4,5, suprimindo o crescimento de outros microorganismos saprófitas e patogênicos.


Algum grau de inflamação cervical pode ser encontrado em quase todas as mulheres e geralmente tem poucas consequências clínicas. Contudo, infecções por Gonococos, Clamídias, micoplasma e HSV podem produzir cevicite aguda ou crônica significativa e sua identificação é importante devido a associação com doenças do trato genital superior, complicações durante a gravidez e transmissão sexual.


Inflamação cervical pronunciada produz alterações reparadoras e reativas no epitélio e o desprendimento de células escamosas de aparência atípica e, portanto, podem causar um resultado anormal e inespecífico no teste de Papanicolau.



MORFOLOGIA:


1. Edema epitelial submucoso;


2. Alterações estromais e epiteliais de reparo;


3. Infiltrado inflamatório agudo;


4. Crônica: necrose e tecido de reparo; agentes apresentam padrão inflamatório crônico.


5. Aguda: células de inflamação aguda e alteração epitelial reparadora.

PÓLIPOS ENDOCERVICAIS

Pólipos endocervicais são crescimentos exofíticos benignos que ocorrem em 2 a 5% das mulheres.


A maioria surge no canal endocervical e varia de massas sésseis a grandes lesões, que podem sofrer protusões para o óstio cervical.


São lesões moles, quase mucoides, composto por estroma fibromixomatoso frouxo que abriga glândulas endocervicais dilatadas secretoras de muco, frequentemente acompanhadas por inflamação.


A principal importância dos pólipos é que provocam sangramento vaginal irregular.