• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/10

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

10 Cards in this Set

  • Front
  • Back
O que é Segmentação?
A segmentação consiste em dividir a memoria virtual em pedaços (segmentos) e apontar um determinado segmento para uma aplicação. Isto define de maneira única a aplicação na memória virtual e vice-versa e, desta forma, pode-se executar simultaneamente várias aplicações compartilhando de maneira mais eficiente a memória sem o risco de alocarmos de maneira incorreta a aplicação.
Qual a função da segmentação?
A Segmentação ocorre sempre, e sua função é transformar endereços lógicos em endereços lineares.
Qual a diferença entre Paginação e Segmentação?
A diferença entre a paginação e a segmentação é que, o primeiro divide o programa em partes de tamanho fixo, sem qualquer ligação com a estrutura do programa, já o segundo permite uma relação entre a lógica do programa e sua divisão na memória
Além do endereço do segmento na memória física, cada entrada na tabela possui informações sobre o tamanho do segmento e se ele está ou não na memória.
Como funciona a Segmentação paginada?
Na segmentação paginada o espaço lógico é formado por segmentos e cada segmento é dividido em páginas lógicas. Cada segmento possui uma tabela de páginas associada. No momento de endereçar a memória, a tabela de segmentos indica, para cada segmento, onde a respectiva tabela de página está.
O que é feito quando um segmento precisa ser copiado para a memória física?
Quando um endereço precisa ser copiado para a memória física, o S.O. procura por uma porção de memória livre grande o suficiente para armazenar todo o segmento. Cada segmento possui um endereço base, indicado onde ele se localiza na memória, e um limite de fronteira indicando seu tamanho.
O que é a tabela de segmentos?
Esta tabela contém informação sobre o segmento, como seja o tipo de acesso permitido, um apontador para a primeira página na tabela de páginas (base) do segmento, e o número de páginas no segmento (tamanho). Apenas são permitidos os acessos à tabela de páginas correspondentes a entradas de base a base+tamanho-1.
Como a tabela de segmentos pode ser implementada?
A implementação da tabela de segmentos pode ser feita por:
a) tabela de registradores;
b) tabela de segmentos na memória;
c) uso de memória associativa para manter as entradas da tabela de segmentos mais recentemente usados.
O que é a fragmentação externa?
À medida que a segmentação são alocadas e desalocadas, as porções livres que residem na memória se tornam descontínuas. Em algum momento, existem muitos pedaços pequenos, mas nenhum grande o suficiente para armazenar um segmento inteiro. A segmentação externa pode existir um espaço total de memória para alocar um processo, mas esse espaço não é contíguo.
Como combater a fragmentação externa?
Para combater a fragmentação externa, os sistemas usam alguma espécie de coleta de lixo. Este processo simplesmente organiza porções ocupadas da memória para fundir as porções menores, fragmentadas, formando porções maiores e usáveis.
Qual a vantagem da Segmentação?
O grande atrativo da segmentação está na facilidade para compartilhar memória. Cada segmento representa uma parte especifica do programa, podendo ou não ser compartilhada.