• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/35

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

35 Cards in this Set

  • Front
  • Back
  • 3rd side (hint)

O software Cubase, da Steinberg, é um HOST. O que isso significa?

Significa que ele é capaz de abrigar outros programas ou plug-ins dentro de seu próprio funcionamento. (Ex.: Instrumentos virtuais como Hallion Sonic ou EZ Drummer)

Cite algumas das possibilidades profissionais para a àrea de Produção Musical.

Composição, Gravação, Mixagem, Masterização, Tratamento de Áudio, Edição de Áudio, Tempo, Afinação, Jingles, Spot (fonograma usado como peça publicitária em rádio), Ringtones, Locução, Criação de Beats, Arranjos, Trilhas, Folley, Ambiencia, Sound FX, Sound Design.

São coisas demais, não há necessidade de acertar absolutamente todas. Além do mais, há ainda outras possibilidades não abrangidas aqui.

O que é SOM?

É a vibração das partículas de um meio elástico (sólido, líquido ou gasoso).

O que são SONS MUSICAIS?

São sons PERIÓDICOS, com NOTA DEFINIDA. Isso significa que suas ondas têm formato definido e "constante" em sua reprodução.

O que são SONS NÃO MUSICAIS?Dê um exemplo de som músical e outro de som não musical.

São sons NÃO PERIÓDICOS, SEM NOTA DEFINIDA.Um Pandeiro possui um tambor que emite notas musicais, mas também possui pratos que não têm nota definida, ou seja, não emitem sons musicais.

Qual a velocidade do som no ar?

É de 344,4 metros/segundo

O que é um CICLO em uma onda?

É um movimento completo de COMPRESSÃO e DESCOMPRESSÃO.(Ex.: O falante em um monitor move-se para frente e para trás, comprimindo e descomprimindo o ar, respectivamente)

O que é a FASE em uma onda?

É um momento de COMPRESSÃO (Positivo, " + ") ou um momento de DESCOMPRESSÃO (Negativo," - ").

Como percebemos a AMPLITUDE de uma onda?

Na forma de VOLUME.

O que é o Decibél ou dB ou dBell?

É uma unidade de medida a qual não podemos materializar como nos casos do Kg ou do Metro, pois trata-se de uma ORDEM DE GRANDEZA. É uma unidade logarítmica que indica a proporção de uma quantidade física (geralmente energia ou intensidade) em relação a um nível de referência especificado ou implícito.

Como é a escala de mensuração por dB do áudio no MUNDO DIGITAL?

Vai de " ⚊ ♾ " (infinito negativo) até 0 (zero).



A medida máxima zero representa a maior amplitude que um computador pode processar sem que ocorram distorções, sem "clipar".

O que é Pico/Peak/PMPO (Power Music Pic Output)?

É uma forma de medida que calcula o sinal de áudio INSTANTÂNEO que passa pelo medidor. Este reage na exata proporção da voltagem do sinal recebido. Leva-se em conta então, o ponto mais alto da onda analisada.

O que é Média/Average/RMS (Root Mean Square)?

É uma forma de medida da voltagem média de sinais elétricos. Já que o RMS mede "médias" de sinal, um som suspenso é medido como mais alto do que um som breve, mesmo que ambos possuam a mesma voltagem máxima. A medida depende tanto da AMPLITUDE quanto da DURAÇÃO dos picos no sinal.



A medida RMS se aproxima da forma de escutar e interpretar sons do OUVIDO HUMANO.



Obs.: Ao se procurar por equipamentos de áudio, dar muito mais atenção à medida de RMS do que à medida de PMPO, pois esta não tem tanta relação com os sons que ouvimos na prática. Além disso, algumas vezes os valores mais altos de medidas de Pico são usados para enganar o comprador.

O que é a FREQUÊNCIA de uma onda? Qual a sua unidade de medida?

É a velocidade de vibração da onda.



Sua unidade de medida é o Hertz (Hz), ciclos por segundo. 1Hz = 1 ciclo/seg

Como percebemos a frequência de um som auditivamente?

Como ALTURA (tons). Quanto MAIS Hz tem um som, mais rápido ele é e MAIS AGUDO o percebemos.

Quais são os limites do ESPECTRO AUDITIVO humano? Qual região deste espectro costuma ser a mais facilmente percebida pelo ouvido humano?

Vai de 20Hz até 20kHz (20.000Hz), baseado em um ser humano recém-nascido.



Escutamos melhor a região do espectro entre 1kHz e 5kHz.



Na imagem acima, as linhas representam os limites de audição por idade. O que significa que quanto mais baixo, maior a capacidade de audição para aquela dada frequência, pois o sujeito continua conseguindo ouvi-la ainda naquele volume.



Obs.: Esses limites variam de pessoa para pessoa.


Obs.2: Quanto mais jovem, maior o extremo mais agudo de frequência que se pode ouvir.

O que é o PERÍODO de uma onda?

É o TEMPO que a onda leva para completar um ciclo.



Ex.: Para uma onda de 20Hz, calcula-se o seu peŕiodo como:



P = 1.000ms (ou 1seg)/20 Hz


P = 50ms



Usando os conceitos de ciclos e períodos, explique um SOM MUSICAL.

É quando todos os ciclos têm a mesma duração, ou seja, o MESMO PERÍODO repete-se ao longo de toda a emissão sonora, com vibração regular, produzindo uma mesma nota.

Defina um RUÍDO. Dê um exemplo.

Um ruído é um som de PERÍODOS IRREGULARES. Exemplos seriam o som de um chocalho ou o "ruído branco".



Um ruído é o mesmo que um Som Não Musical.

O que é COMPRIMENTO DE ONDA?

É a distância em metros que uma onda percorre ao realizar 1 ciclo completo.

Como calcular o comprimento de onda de uma onda qualquer?

Divide-se a velocidade do som no meio em questão pela frequência deste mesmo som.

PREENCHA: ONDAS MAIORES propagam-se _____(mais/menos) FACILMENTE por DISTÂNCIAS_____

mais; maiores

Quando um som começa a se propagar, conforme cada ciclo que completa, o que acontece com sua AMPLITUDE?

Diminui progressivamente.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 1]



O que é RESSONÂNCIA?

Ressonância ou Soma é um tipo de Interferência de Fase que se dá quando ondas iguais somam-se, aumentando o volume resultante. Além disso, a característica do som muda, torna-se mais abafado.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 2]



O que é CANCELAMENTO DE FASE?



É um tipo de interferência de fase que ocorre quando a fase positiva de uma onda é cancelada pela fase negativa de outra. Para que ocorra, ambas as fontes devem ter mesma amplitude, mesmo comprimento de onda e mesmo timbre.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 3]



O que é CANCELAMENTO TOTAL DE FASE?

É uma Interferência de Fase que se dá nas mesmas condições de um cancelamento de fase, mas com ondas ALINHADAS e EXATAMENTE INVERSAS entre si: fase positiva de uma em total sincronia com a fase negativa de outra (e vice-versa). O resultado é o silêncio.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 4]



Explique uma possível técnica de gravação com 2 microfones que se utiliza do fenômeno do Cancelamento de Fase?

Há uma técnica de microfonação que, com auxílio de software, inverte a fase do sinal captado por um dos dois microfones utilizados. Posiciona-se então os dois mics buscando atingir o máximo de cancelamento possível. Este será o melhor lugar para a gravação, pois o forte cancelamento significa que as ondas captadas por ambos os microfones são muito parecidas, não havendo desalinhamento entre os dois sinais captados. Na hora de gravar, basta desinverter a onda do mic inicialmente invertido.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 5]



O que é COMB FILTERING?

É um tipo de interferência de fase envolvendo fontes de IGUAL AMPLITUDE E TIMBRE, porém com FREQUÊNCIAS ligeiramente diferentes, ainda que bem próximas.



Parte da onda acaba sendo cancelada e por isso percebida com menor volume. Mas outra parte da onda é somada (ressonância), sendo portanto percebida com maior volume. O resultado é um som de volume oscilante.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 6]



Explique uma ONDA ESTACIONÁRIA.



É uma onda que, ao se propagar num ambiente, atinge a parede (obstáculo fixo) no outro extremo da sala exatamente no momento em que conclui sua primeira fase e portanto faz seu caminho de volta no momento de sua fase inversa. Desta forma, ela gera um cancelamento de si mesma, com suas fases positiva e negativa simetricamente opostas.



Isso resulta num menor volume (amplitude) no centro da sala em questão, onde há o maior cancelamento da onda.

Toda sala possui uma determinada frequência (ou intervalo de frequência) que será a mais cancelada devida ao efeito de onda estacionária. Como se calcula essa frequência para uma sala qualquer?

Frequência da Onda estacionária:



FREQUÊNCIA = VELOCIDADE DO SOM / 2d



Onde: Vel. do som [no ar] (c) = 344,4 metros/segundo; d = distância entre os monitores (fonte sonora) e a parede na extremidade oposta da sala.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 8]



Numa sala onde se forma uma onda estacionária cuja frequência atrapalha o desenvolvimento de seu projeto, um produtor musical decide usar um equalizador para aumentar o volume daquela frequência em específico dentro do arquivo do projeto, assim podendo escutar um som mais próximo do que procurava enquanto desenvolve sua música. Isso é uma boa solução para contornar o inconveniente daquela onda estacionária?

Normalmente não. Pois o som emitido pelo projeto pode soar conforme o desejado na sala deste produtor. Mas assim que ele reproduzi-lo em algum local de tamanho diferente, considerando que a onda estacionária gerada em salas diferentes cancela frequências diferentes, aquela frequência cujo volume havia sido aumentado para se equilibrar com as outras agora será reproduzida em volume muito maior, pois o novo ambiente não estará cancelando-a.



Ainda assim, um produtor poderia optar por usar essa solução, mas teria que se lembrar de voltar ao seu volume inicial a frequência cujo volume antes havia aumentado sempre que pretendesse reproduzir seu projeto em ambiente diferente.

[INTERFERÊNCIA DE FASE - 9]



No caso de uma sala cuja onda estacionária formada é de 10Hz, e onde esta frequência é cancelada na região central da sala, o que acontece se esta tiver sua velocidade dobrada, passando a ser uma onda de 20Hz?



Cite outra variável além da velocidade da onda que poderia ser alterada para se obter o mesmo efeito, mas conservando a frequência de 10Hz.

Como agora a onda tem o dobro de velocidade, ela também terá metade do comprimento de onda, o que possibilita que ela realize um ciclo completo, com fase positiva e negativa, antes de enfim bater na parede e sofrer a inversão de fase. Desta forma, ela gera duas fases positivas e duas fases negativas que se cancelam mutuamente; ou seja, agora tem-se dois pontos de cancelamento da determinada frequência na mesma sala.



Além da velocidade da onda, poder-se-ia manter a frequência constante e dobrar o comprimento da sala de forma a dobrar a distância entre os monitores e a parede oposta da sala. Isso geraria os mesmos efeitos que dobrar a frequência, porém manteria a frequência original de onda estacionária.

Todo som musical individual emitido por um instrumento ou meio natural (orgânico) costuma emitir, ao mesmo tempo, além da nota específica, uma série de outras frequências adicionais. Identifique o CONCEITO CLASSIFICATIVO para esta nota e as frequências.

Nota específica: FUNDAMENTAL



Frequências adicionais: HARMÔNICOS

Se a nota /E é emitida pela 6a corda (a mais grave) de um violão, ela possui uma frequência de 80Hz. Responda:



1) Qual a frequência do 2o HARMÔNICO desta nota?



2) Qual harmônico e frequência correspondem à nota Mí/E duas oitavas acima do Mí/E fundamental emitido?

1) 3 × Frequência da Fundamental =


= 3 × 80Hz


= 240Hz



2) Para se encontrar a frequência de uma oitava acima de uma nota, basta multiplicar seu valor em Hz por dois. Assim, para duas oitavas acima:



2 × (2 × 80Hz) = 4 × 80Hz = 320Hz



Para descobrir o harmônico correspondente a esta frequência, pode-se recorrer aos seguinte raciocínio:



80Hz = FUNDAMENTAL


2 × 80Hz = 160Hz (1o Harmônico)


3 × 80Hz = 240Hz (2o Harmônico)


4 x 80Hz = 320Hz (3o Harmônico)

Defina TIMBRE.

É a característica que diferencia os diversos tipos de som. O que define cada timbre em específico é a disposição de fundamental e harmônicos, com amplitudes diferentes para cada elemento. Se em um dado som de timbre definido alterarmos o volume de um dos harmônicos, por exemplo, a característica de seu som é alterada, podendo se transformar em outro tipo de som, até em outro instrumento.