• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/13

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

13 Cards in this Set

  • Front
  • Back
  • 3rd side (hint)
FUNÇÕES BÁSICOS DOS SISTEMAS OPERACIONAIS:
1. Gerenciar os recursos de hardware;

2. Controlar a execução dos programas;

3. Servir de interface entre o usuário e a máquina.
1. Gerenciar os recursos de hardware;
Quer dizer que o sistema operacional controla os componentes físicos do computador de forma que a máquina trabalhe corretamente, desde o momento em que o usuário pressiona uma tecla até o aparecimento do referido caractere no monitor.
2. Controlar a execução dos programas;
Um software qualquer (como o Word) só é executado com a permissão do sistema operacional e se mantém sob o controle do S.O. até que sua execução termine. Ou seja, enquanto você digita no Word, ele está o tempo todo se reportando ao Windows para acessar memórias, discos, periféricos etc.
3. Servir de interface entre o usuário e a máquina.
É justamente o que o sistema operacional realiza que podemos ver. Tudo o que está à nossa frente na tela, os ícones, as janelas, os comandos etc. Essas são as formas “bonitinhas” de termos acesso aos recursos do computador sem ter de usar a língua dele (binário – 0 e 1). O sistema operacional traduz nossas ações em comandos binários que são entendidos pelo computador e vice-versa, quando a máquina nos dá uma resposta.
SISTEMAS OPERACIONAIS SÃO:
Softwares que gerenciam os recursos do computador, fazendo-o funcionar corretamente; sem um sistema operacional, o computador não funcionaria.
É o programa responsável por manter o computador em funcionamento, responder às requisições do usuário e gerenciar os recursos de hardware da máquina para que trabalhem em “harmonia”.
COMPONENTES DO S.O:
1- SHELL

2- KERNELL
AMBOS SÃO SUBSISTEMAS
SHELL:
Parte do programa do sistema operacional que cria a interface de comunicação com o usuário. O Shell pode ser gráfico (como o Windows,), quando usa ícones, janelas e um dispositivo apontador (mouse). Nesse caso chamamos de GUI (Interface Gráfica com o Usuário).
O Shell também pode ser textual, quando o usuário conta apenas com o teclado para interagir com o sistema operacional. (Era assim no DOS, e haja comandos para memorizar!)
KERNELL:
É o núcleo do sistema operacional, eu diria até que Kernel é a “personalidade” do sistema. O Kernel guarda o funcionamento básico do sistema operacional.
É seu componente mais importante. Todo o funcionamento do sistema operacional, desde a forma como se comunica com os dispositivos, até o jeito como armazena seus dados nas memórias e se comunica com o Shell, são definidos em seu Kernel.
TIPOS DE S.O:
I) Monotarefa ou multitarefa;

II) Monousuário ou multiusuário.
MONOTAREFA (S.O QUANTO A EXECUÇÃO DE TAREFA)
Um sistema monotarefa não consegue entender as requisições de vários programas ao mesmo tempo. Ele foi desenvolvido para fornecer todos os recursos do computador para apenas um software (por exemplo, um aplicativo) por vez. O DOS era assim.
MULTITAREFA (S.O QUANTO A EXECUÇÃO DE TAREFA)
Num sistema multitarefa, vários programas podem usar os recursos do computador ao mesmo tempo (ou quase). Um exemplo de multitarefa são os produtos da família Windows®, que são todos sistemas operacionais multitarefa. Com elES, podemos usar o Word e o Excel em janelas separadas simultaneamente, sem que um interfira nas informações presentes no outro programa. Isso constitui um avanço fantástico.
MONOUSUÁRIO (S.O QUANTO A EXECUÇÃO DE TAREFA)
Quando um sistema operacional é criado para uso pessoal, doméstico, em que, supostamente, será usado por apenas uma pessoa, dizemos que esse sistema é monousuário. Os Windows 95, 98, ME e XP Home são exemplos, e o DOS também era.
MULTIUSUÁRIO (S.O QUANTO A EXECUÇÃO DE TAREFA)
Quando um sistema operacional é criado a fim de conseguir controlar a execução de tarefas simultâneas para várias pessoas ao mesmo tempo (isso ocorre, por exemplo, em um computador servidor nas empresas), esse sistema é chamado multiusuário.