• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/16

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

16 Cards in this Set

  • Front
  • Back

Qual o objetivo da Análise das Capacidades de uma Empresa?

Identificar as capacidades distintivas que podem provar uma vantagem competitiva para a organização e também discutir sobre como as capacidades se encaixam em um sistema para tentarmos entender sobre como eles se alinha internamente e externamente.



Qual o papel das capacidades de uma empresa?

A premissa aqui é que as capacidades da empresa importam mais do que entender o sucesso competitivo, isto porque as rendas econômicas são devidas as barreiras de imitação (ricardian rents ) Se olhar em um gráfico por exemplo que duas empresas do mesmo setor, podem ter com uma estrutura de custos diferentes, que resulta em um bom lucro para uma empresa enquanto a outra luta para sobreviver, isso só é possível graças as capacidades internas da empresa.

Explique como ocorre uma vantagem de preço e como ocorre uma vantagem de demanda? e qual sua relação com a análise das capacidades?

Uma vantagem de preço é quando temos empresas do mesmo setor, mais precisamente com o mesmo produto, onde temos uma estrutura de custos menor em uma dessas empresas e então uma lucratividade maior, enquanto a concorrente luta para se manter no mercado.




Uma vantagem de demanda é quando duas empresas que ofertam o mesmo produto, com uma estrutura de custos similares, porém para o produto de uma das empresas existe uma disposição maior por parte dos consumidores para pagar preços mais altos.




O QUE ESTAMOS muito interessados em tentar compreender é como essas vantagens acontecem e quais são os recursos subjacentes para gerá-las.





Qual é a estrutura básica da análise das capacidades?

-Identificar a cadeia de valor, os recursos e capacidades específicas.


-Avaliar e alinhar as capacidades internas e externas.


- Determinar o grau que qualquer capacidade é sustentável ao longo do tempo.

O que é uma cadeia de valor?

É uma forma de identificar como os recursos e capacidades específicas criam valor. A cadeia de valor é uma ideia clássica da estratégia e é baseada na ideia de como você pode trazer um produto ou serviço a realização.




Para ilustrar por exemplo, quando se cria uma carro, se pensarmos ele passou por uma serie de processos como a do aço que foi moldado para lataria, o processo de montagem até a distribuição para os vendedores de carros, isto junto cria a cadeia de valor. Então cadeia de valor pode ser definido como todos os serviços e produtos que juntos formam o produto e o entregam ao consumidor final.

O que queremos nos perguntar a respeito da cadeia de valor?

O que nos queremos nos perguntar é onde estamos posicionados na cadeia de valor?




Uma coisa que pode ser feita em uma cadeia de valor é que você pode realmente começar a ter uma noção de onde vários custos são incorridos dentro de uma organizaçõa e como eles podem afetar a rentabilidade no final. Então imagine as receitas que a organização tem e as use para mapear toda a área da cadeia de valor, para cada elemento diferente da atribuição um custo para isso. A margem então, é a diferença entre custo total, e as receitas trazidas para organização.




Para dar suporte a uma serie de atividades secundárias da empresa, é necessário coisas como recursos humanos, cultura organizacional que dão suporte as atividades, uma vez que identificamos esses recursos que são fundamentais para a organização, devemos tentar ir um pouco mais longe para descompactar a fonte dessas capacidades.




Na literatura estratégia, falamos muitas vezes sobre a distinção entre recursos e capacidades.




-Capacidades são o que você pode conseguir


-Recursos são os ativos que permitem você ter essas capacidades

Cite exemplos de ativos tangíeis e intangíveis.

Ativos tangíveis - Pessoas, planta física de uma empresa, propriedade intelectual...




Ativos intangíveis - A medida que vamos mais para direita nesta linha, vemos que essas coisas são um pouco mais fora do nosso controle para ser atingidas diretamente, coisas como marca, reputação, perícia tecnica de seus colaboradores, lealdade do cliente ou lealdade dos colaboradores com a organização e finalmente a medida que avançamos no último quadrante, temos coisas como cultura e capacidade de adquirir talentos. Esses ativos intangíveis são difíceis de serem alcançados mas muitas vezes podem ser a fonte de capacidades que fornecem vantagens competitivas.

Como a cadeia de valor se aplica a Análise das Capacidades?

Então o primeiro passo na Analise de capacidades, é usar a cadeia de valor e articulação de capacidades da empresa. E em seguida descompactar esses recursos em pessoas, processos e sistemas que participam da capacidade para entregar um recurso.

Cite quais são os alinhamentos necessários em uma estrategia para as capacidades de uma empresa.

Alinhamento interno - Devemos nos perguntar, então nossos processos, pessoas e sistemas alinhados uns com os outros?




Podemos citar como exemplo uma empresa de inovação que investe em R&D, e procura sempre por pessoas criativas, porém a empresa não recompença e valoriza as conquistas e acaba não valorizando a cultura do "tentar", condenando erros, o que pode ser fatal para o segmento de inovação e criatividade, pois o erro é necessário para que se acerte neste casos. - Exemplo de falta de alinhamento interno.






Alinhamento Externo - Nesta linha, estamos nos referindo ao grau com que os recursos que possuímos estão realmente alinhas com o que o mercado exige, isto é alinhados com a demanda dos clientes. Uma forma de análise dessa capacidade é a chamada análise VRIO que significa, Valioso, Raro, Inimitável e Insubstituível. A ideia é que exista uma vantagem competitiva que satisfaça essas condições.



Exemplo de alinhamento da Nucor Steel - Imagem ( exemplo de alinhamento interno e externo )

O que significa dizer de sustentabilidade das capacidades de uma empresa?

É o grau com que uma vantagem competitiva é captura e sustentada. Como lembramos vantagens competitivas não se tratam simplesmente de ter uma boa eficiência ou manter um excelente produto, o que importa é como é comparado a seus concorrentes. Uma vantagem competitiva é somente quando você tem capacidades superior aos outros.

Quais são os fatores que devemos pensar com relação a sustentabilidade das capacidades de uma empresa?

Imitaiblidade, que é muito simples, devemos buscar a resposta para "Os outros podem fazer o que eu faço?"


Isso nos faz voltar para um princípio de estratégia de negócios que é "Se todos podem fazer o que você faz, é muito difícil para você obter rendas econômicas a partir dessa vantagem competitiva"




Desta forma, devemos pensar em como criar algumas barreias a imitação.






Barreiras contra imitação -




Barreiras legais - Como por exemplo existir licenças para executar determinadas operações, pode ser também patentes sobre uma tecnologia que gera uma proteção legal e justa por sua propriedade intelectual ou direitos autorais.




Controle de fornecimentos escasso - Como uma famosa frase cita - "location, location, location " Se você possui um imóvel valioso, na qual outros não podem ocupar isto pode ser uma boa fonte de vantagem competitiva. (metáfora)




Desenvolvimento ao longo de um caminho histórico único - É esse caminho histórico único que faz comque seja muito difícil alguém tentar replica-lo mais tarde, a intel na industria de semi-condutores, moveu muito sua curva de aprendizado ao longo do tempo, o que lhes permitiu ter um conhecimento superior, sem dúvidas de criação de microprocessadores muito mais que seus concorrentes.




-Capacidades são socialmente complexas


Aqui é o lugar onde trazemos coisas como cultura, desta forma as capacidades são decorrentes dessa integração densa entre um diferente numero de fatores que no final é difícil de ser imitado.




- Valor deriva de novos adotantes– Nos podemos falar sobre a NewCore e seu alinhamento entre os varios aspectos do seu sistema e capacidades, em economia nos falamos sobre externidades de redes que são situações onde o valor é um bom serviço é elevado a medida que outros consumidores consomem esse bem ou serviço. O exemplo classico é um telefone, se apenas existe uma pessoa, o telefone teria um valor extremamente baixo, mas como podemos imaginar se outras pessoas compram um telefone, o valor vai para cima, pois teremos para quem ligar. Facebook é outro exemplo, o valor subiu muito, pois outros usuarios começaram a usar, então essa é uma justa combinação que deriva de outros adotantes da tecnologia. ( Adquirindo essa vantagem inatacável, será muito difícil que outros players entrem no mercado)



Quais são os fatores que devemos pensar com relação a durabilidade das capacidades?

Quando falamos durabilidade, significa, se você consegue manter suas capacidades ao longo do tempo, será que no futuro ela degradara e se/ ou tornara obsoleta ?




Porque uma capacidade degrada ou começa a ser obsoleta :




-Ativos humanos físicos : tendem a degradar ao longo do tempo, por exemplo, Michael Jordan no Chigago Bulls, era um excepcional nos anos 90', mas com o passar do tempo suas habilidades foram deteriorando, então como podemos imaginar, hoje ele provavelmente não é um ativo de mesmo valor que era nos anos 90' para o basquete profissional. O ativo degradou ao longo do tempo. Podemos também pensar em equipamentos de manufatura, maquinas físicas, todos eles tendem a degradar ao longo do tempo. E então devemos pensar em como manter ou fazer upgrades para conseguir manter nossas capacidades.




-Principais recursos podem torna-se a rigidez do núcleo - A ideia aqui é que o sucesso que você tem, na verdade, gerá complacência(Observância, Submissão, Tendência), tornando-o mais avesso a riscos, mais míope, e como resultado o que te fez fazer sucesso no começo acaba sendo sua causa de derrota mais tarde. – Por exemplo General Motors, onde por décadas for líder de mercado nos eua, foi muito hesitante ao longo do tempo para com fabricantes como Toyota e Honda, até então perceber que eles representavam uma ameaça competitiva verdadeira para eles, o que pode-se argumentar como algo que gerou um complacência que, em seguida, levo-os a alguns problemas financeiros anos mais tarde.




- Vantagens decapacidades hoje, podem se tornar obsoletas amanhã – Podemos exemplificarcomo a Kodak, fabricantes lideres demercado no setor de filmes e em seguida temos a entrada no mercado de produtosdigitas, e então seus produtos já não são mais valorizados como eram.




- Alguns ativos podem ser mais valiosos para os outros e, portando, vale a pena vender – Podemos usar de exemplo times de futebol, a essência nesse mercado é que você pode trocar, vender, comprar e alugar seus jogadores. Então nos podemos ter um time que não vai muito bem mais que tem um jogador indo bem, e outro time que necessita de um jogador como aquele em seu time para melhorar sua disputa pelo campeonato, logo esse jogador vai valer muito mais para o time que está na disputa do que para o outro time está com dificuldades em todas as partes. Então essa ideia é que um ativo que venha a te dar uma vantagem competitiva, pode não ser todo o que você necessita, e para uma outra empresa ele pode ser fundamental.




Durabilidade é um fator critico quando pensamos sobre a sustentabilidade da vantagem competitiva, se você se perguntar sobre as capacidades nos temos que identificar quais capacidades podem persistir e se mover para o futuro.

Como podemos construir capacidades? ( ALTERNATIVA COM AQUISIÇÃO)

Podemos :




Alternativa 1 - Adquirir de outros :




Mercado de recursos, mercado de trabalho, tecnologia e patentes.




Fusões e Aquisições - Quando esses recursos são de uma ordem superior, eles podem ser incorporados na organização, adquirindo abertamente através de uma fusão ou aquisição, isso também é uma maneira de obter novas capacidades.




- Alianças, associações e capital de risco corporativo ( venture capital ) - Alianças podem ajudar duas companhias a compartilharem seus conhecimentos e recursos, mas podem ocorrer como vários tipos de associação e parceira. Capital de risco em pequenos empreendimentos iniciantes, que frequentemente é realizado para ganhar e utilizar o conhecimento que essas companhias possuem.




Limitações:






- Essaideia de compra de capacidades é viável apenas se os fatores de mercados sãoimperfeitos. ( Não estamos lidando com um mercado perfeito.) Á ideia aqui comono exemplo de Lebron James, é que quando o jogador estava disponível para todasos times ele pode receber diversas propostas, algumas proximas do valor que ele“criaria” e outras muito “maiores ou menores”, a primeira vista, porém devemosavaliar o nível de informações sobre a capacidade atual do time e de como essascapacidades serão aumentadas com a aquisição do jogador, logo uma empresa podecomprar o jogador e elevar muito mais suas capacidades, isto só é possível emum mercado imperfeito, pois o jogador tem valor diferente para os times, seanalisarmos suas capacidades atuais, mostrando a importância de informações. - Empresas podem ter um nível de informação superior ou uma capacidadepré-existente para ser completada. ^caso a cima.Isto é você precisa de um nível de infomação superior ou uma capacidade alta jápré-existente para ser capaz de adquirir esses ativos por menos do que valem.(O ativo com você pode valor muito mais do que o seu valor de mercado).QNtVcr

Como podemos construir capacidades? (ALTERNATIVA DE DESENVOLVIMENTO )

Alternativa 2: Desenvolver internamente ao longo do tempo:


- Novos produtos desenvolvidos, pesquisas e desenvolvimento internos.


- Gestão de conhecimento, treinamentos


- Liderança superior




Visando sempre construir suas capacidades e elevar a um nível superior suas lideranças.Voltando a alguns conceitos que devemos lembrar : “ Se todos sabem que isso é valioso e eles sabem como desenvolver essa capacidade valiosa, pode se dizer que todos, sem dúvidas vão desenvolver essas capacidades e isso não será uma fonte de vantagem competitiva no futuro.”




Limitações: Todas as empresa também tem


- Informações superiores (know-why)


- Complementos de capacidades pré-existentes (Know-how)






Então para desenvolver essas capacidades você pode comprar ou desenvolve-las ao longo do tempo, mas será requerido um nível de informações melhores ou um melhor cenários já pré-existentes de complementos dessas capacidades que querem ser desenvolvidas, que permitiram que você adquira essas capacidades por menos que o valor que elas iram criar.

Como estruturamos e realizamos uma análise das capacidades em uma empresa?

A análise das capacidades é uma das ferramentas criticas de qualquer análise estratégica, sendo nossa ferramenta primaria para analisar as capacidades internas de uma organização. Podemos pensar nessa análise em 3 passos :




O primeiro é identificar as capacidades - O caminho para se fazer isso é identificando a cadeia de valor e entendendo como a empresa pega o material e o torna em um serviço ou produto. Quais são os passos ao longo do caminho? e também quais sãos as atividades secundárias, sejam elas recursos humanos práticos de pesquisa e desenvolvimento ou afins, que em seguida apoiam a criação desse bem ou serviço.


*Esses se tornam as capacidades.


Uma vez que descrevemos esses recursos, queremos descompactá-los cada vez mais para entender, quais são as pessoas subjacentes, processos e sistemas que geram esses recursos no final do dia.






- O segundo passo é nos questionar a respeito do alinhamento, compreendendo até que ponto se faz este conjunto de capacidades trabalhar juntas em um sistema coeso e integrado internamente, desta forma, criando valor para os processos fora da organização. Então estamos falando de alinhamento interno e externo.




- O terceiro é sobre questões de sustentabilidade das nossas capacidades, nos estamos querendo dizer que os conjuntos acima(primeiro e segundo) se bem executados criam uma vantagem competitiva de valor, então neste passo nos queremos saber a sustentabilidade desse valor criado ao longo do tempo. A primeira questão sobre sustentabilidade é sobre a imitabilidade, “ Essas capacidades são imitáveis por outras organizações?” a segunda coisa que devemos nos perguntar é “Essas capacidades são duráveis ao longo do tempo?” “Elas vão persistir no futuro ou será que vão degradar ao longo do tempo?” / nos podemos pensar sobre os ativos físicos e humanos e pensar que ambos eventualmente vão se degradar ao longo do tempo.