• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/24

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

24 Cards in this Set

  • Front
  • Back

O que é auditoria independente ?




Técnica contábil, constituída por um conjunto de procedimentos técnicos sistematizados, para obtenção e avaliação de evidências sobre as informações contidas nas demonstrações contábeis de uma empresa.

Qual a finalidade de uma auditoria independente ?




O objetivo da auditoria independente é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. (NBC TA200)

Objeto da auditoria:




"Conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a veracidade dos registros e a legitimidade dos atos da administração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais".

Objetivos Gerais do Auditor Independente




a) Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante independentemente se causadas por fraude ou erro, possibilitando assim que o auditor expresse a sua opinião sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e





b) apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis e comunicar-se como exigido pelas NBC TAs em conformidade com as constatações do auditor.

Tipos de Auditoria




- demonstrações contábeis


- conformidade


- operacional


- fiscal


- ambiental


- governamental


- interna

1 - (CESPE / ANP / 2013) - Em relação à natureza, campo de atuação e noções básicas de auditoria interna e externa, julgue os itens subsequentes.Com a evolução da atividade empresarial e o crescimento da captação de recursos de terceiros, os investidores precisam conhecer a posição financeira e patrimonial das entidades, o que ocorre por meio do parecer emitido pela auditoria interna das entidades a respeito da adequação das demonstrações contábeis.

O erro da questão é atribuir à auditoria interna uma função que é da auditoria externa. Esta é que tem como objetivo emitir uma opinião (parecer, relatório) sobre as demonstrações contábeis.Em relação à parte da evolução, está correto. Foi a partir da necessidade de aumento de confiança por parte dos investidores em relação aos números divulgados pela empresa que a auditoria independente se tornou cada vez mais importante.




Resposta: E

2 - (CESPE/AUGE-MG/2009) - As influências que possibilitaram o desenvolvimento da auditoria no Brasil não incluem




A) a disseminação de filiais e subsidiárias de empresas estrangeiras




B) o financiamento de empresas brasileiras por instituições estrangeiras e internacionais




C) as limitadas circunstâncias de obrigatoriedade da auditoria




D) a expansão do mercado de capitais




E) a complexidade crescente da legislação tributária

Algumas questões de prova não necessitam de grande conhecimento da matéria para sua resolução, pois pecam pela falta de lógica, tornando a afirmação incorreta.




É o caso da letra C, que afirma que, pela pouca obrigatoriedade da existência da auditoria no Brasil, esta se desenvolveu. Ora, a lógica sugere exatamente o contrário, pois nesse caso, não haveria motivação para o crescimento da atividade no país.As demais alternativas constam da obra Auditoria - conceitos e aplicações - de William Attie (2010, págs. 8 e 9), na qual o autor afirma que as principais influências que possibilitaram o desenvolvimento da auditoria no Brasil foram:




a) Filiais e subsidiárias de firmas estrangeiras;


b) Financiamento de empresas brasileiras através de entidades internacionais;


c) Crescimento das empresas brasileiras e necessidade de descentralização e diversificação de suas atividades econômicas;


d) Evolução do mercado de capitais;


e) Criação das normas de auditoria promulgadas pelo Banco Central do Brasil em 1972; e


f) Criação da Comissão de Valores Mobiliários e da Lei das Sociedades por Ações.




Resposta: C

3 - (CESPE/AUGE-MG/2009) - Com relação às origens da auditoria e seus tipos, assinale a opção correta.




A) O surgimento da auditoria externa está associado à necessidade das empresas de captarem recursos de terceiros.




B) Os sócios-gerentes e acionistas fundadores são os que têm maior necessidade de recorrer aos auditores independentes para aferir a segurança, liquidez e rentabilidade de seus investimentos na empresa.




C) A auditoria externa surgiu como decorrência da necessidade de um acompanhamento sistemático e mais aprofundado da situação da empresa.




D) A auditoria interna é uma resposta à necessidade de independência do exame das transações da empresa em relação aos seus dirigentes.




E) Os auditores internos direcionam o foco de seu trabalho para as demonstrações contábeis que a empresa é obrigada a publicar.

O surgimento da Auditoria se deu num contexto de necessidade de uma opinião independente para que pudesse existir a confiabilidade das demonstrações contábeis pelos proprietários da empresa, representados por seus acionistas. Uma das formas que uma empresa pode se utilizar para captação de recursos de terceiros é por meio da negociação de ações em Bolsa de Valores.Assim, pode-se afirmar que a alternativa A está correta.




A letra B está incorreta, pois os sócios gerentes e acionistas fundadores possuem mais informações do que os sócios minoritários, que, dessa forma, necessitam do trabalho dos auditores independentes.




letra C está incorreta por trazer um conceito de Auditoria Interna.




A letra D está incorreta por trazer um conceito de Auditoria Externa. A letra E está incorreta por trazer um conceito de Auditoria Externa.




Resposta: A

4 - (CESPE / AUGE-MG / 2009) - Algumas preocupações exigem a opinião de alguém não ligado ao negócio e que confirme, de forma independente, a qualidade e precisão das informações. Essas situações ensejam o aparecimento do auditor. Assinale a opção que não corresponde a esse tipo de preocupação:




A) avaliação do retorno do investimento


B) cumprimento da legislação


C) comportamento da economia


D) consecução dos objetivos e atingimento das metas


E) correta aplicação do capital investido

Não é uma preocupação do auditor (a não ser que esteja prestando uma consultoria), seja ele interno, externo ou governamental, o comportamento da economia. Todas as demais alternativas apresentam aspectos que podem ensejar o pronunciamento do auditor, a depender do tipo de auditoria que está sendo realizado na empresa.Para um melhor entendimento acerca do gabarito, devemos lembrar que auditar significa examinar, certificar, como vimos na parte teórica. Dessa forma, não faz sentido o auditor certificar o comportamento da economia.

Resposta: C

Normas de auditoria



são as regras estabelecidas pelos órgãos reguladores da profissão contábil, em todos os países, com o objetivo de regulação e apresentação de diretrizes a serem seguidas por esses profissionais no exercício de suas funções.



Elas estabelecem os conceitos básicos sobre as exigências em relação à pessoa do auditor, à execução de seu trabalho e ao parecer que deverá por ele ser emitido ( Franco e Marra, 2011 ).

- FIXAM LIMITES DE RESPONSABILIDADES




- Orientam o comportamento do auditor em relação a sua capacitação e controle de qualidade dos trabalhos.

Atualmente em vigor :




- CFC em conjunto com IBRACON, CVM, BACEN e SUSEP

Normas de Auditoria Independente




- Até 2009 era NBC T-11




- Hoje convergencia aos padrões internacionais definidos pelo IFAC

- Normas profissionais (NBC PA) :


regras e procedimentos de conduta




- Normas Técnicas (NBC TA) :


conceitos doutrinarios, principios e procedimentos

Normas Profissionais:




I - Geral - NBC PG - aplicadas indistintamente a todos os profissionais de Contabilidade;




II - do Auditor Independente - NBC PA - aplicadas, especificamente, aos contadores que atuam como auditores independentes;




III - do Auditor Interno - NBC PI - aplicadas especificamente aos contadores que atuam como auditores internos;




IV - do Perito - NBC PP - aplicadas especificamente aos contadores que atuam como peritos contábeis.

Normas Técnicas:




I - Geral - NBC TG - são as Normas Brasileiras de Contabilidade convergentes com as normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB); e as Normas Brasileiras de Contabilidade editadas por necessidades locais, sem equivalentes internacionais;




III - de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica - NBC TA - são as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria Independente emitidas pelo IFAC;




VII - de Auditoria Interna - NBC TI - são as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis aos trabalhos de Auditoria Interna;

a adoção dessas normas é obrigatória?

Sim.




De acordo com a própria Resolução CFC n° 1.328/11, a inobservância às NBC constitui infração disciplinar sujeita às penalidades previstas no Decreto-Lei n.° 9.295/46, alterado pela Lei n.° 12.249/10, e ao Código de Ética Profissional do Contador.

As Normas Brasileiras de Contabilidade compreendem:




- Código de Ética Profissional do Contabilista;


- Normas de Contabilidade, de Auditoria Independente e deAsseguração, de Auditoria Interna e de Perícia.

As práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados,desde que atendam à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL - Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Relatórios Financeiros - emitida pelo CFC e, por conseguinte, em consonância com as normas contábeis internacionais, podem ser utilizadas pelo auditor, visto que fazem parte das práticas contábeis brasileiras.As práticas não necessitam estarem formalizadas, desde que atendam à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL do CFC.

5 - (ESAF / CVM / 2010) - A respeito da elaboração e divulgação das demonstrações financeiras, com base em padrões contábeis internacionais, é correto afirmar:




a) a adoção de padrões internacionais de contabilidade na elaboração e divulgação das demonstrações financeiras é obrigatória para as Companhias Abertas cujo capital social seja de propriedade de companhias com sede no exterior.




b) a adoção de padrões contábeis internacionais por parte das Companhias Abertas é opcional para o exercício findo em 2010 e obrigatório a partir do exercício findo em 2011.




c) somente as Companhias Abertas com ações em bolsa deverão, a partir do exercício findo em 2010, apresentar as demonstrações financeiras consolidadas de acordo com os padrões contábeis internacionais.




d) é opcional às Companhias Abertas a adoção dos padrões internacionais de contabilidade, desde que cumpram com as normas da legislação societária.




e) a partir do exercício findo em 2010, as Companhias Abertas deverão apresentar suas demonstrações financeiras consolidadas adotando o padrão contábil internacional.

art. 1° da Instrução CVM 457/2007 determina que "as companhias abertas deverão, a partir do exercício findo em 2010, apresentar as suas demonstrações financeiras consolidadas adotando o padrão contábil internacional, de acordo com os pronunciamentos emitidos pelo International Accounting Standards Board - IASB."



Cabe observar que as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas à Auditoria Independente (NBC PA e NBC TA) são aplicadas para os exercícios iniciados em ou após 1° de janeiro de 2010.




Resposta: E

6 - (FCC / TRT 6a Região / 2012) - A empresa Jaú S.A. de capital aberto, por problemas administrativos e financeiros, não efetuou a auditoria externa de suas demonstrações financeiras nos anos de 2009, 2010 e 2011. Em 2012, por determinação da CVM foi solicitada a apresentar as auditorias de todo o período, senão teria seu registro cancelado. A empresa precisando manter essa forma de capitação de recursos, contratou auditoria para emitir:



(A) parecer de auditoria para o ano de 2009 e relatório de auditoria para os anos de 2010 e 2011, mediante aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.




(B) parecer de auditoria para os anos de 2009, 2010 e 2011, mediante a aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.




(C) parecer de auditoria para o ano de 2009, aplicando as normas de auditoria vigentes para o período até 2009, e relatório de auditoria para os anos de 2010 e 2011, mediante aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.




(D) relatório de auditoria para os anos de 2009, 2010 e 2011, mediante a aplicação das normas de auditoria vigentes até 2009.




(E) relatório de auditoria para o ano de 2009, aplicando as normas de auditoria vigentes para o período até 2009 e parecer de auditoria, para os anos de 2010 e 2011, mediante a aplicação das normas de auditoria vigentes a partir de 2010.

Questão que cobrou o entendimento de dois aspectos da aplicação das novas normas de auditoria: A partir de quando elas entraram em vigor e qual a nova denominação do produto entregue pelo auditor independente. Dessa forma, o candidato deveria saber que as normas atualmente vigentes devem ser aplicadas para exercícios iniciados em 01/01/2010, e que, por essas normas, o produto final do auditor independente chama-se Relatório.




Dessa forma, o auditor contratado deveria aplicar a legislação vigente em 2009 ao auditar aquele período, e emitir um Parecer de Auditoria. A partir de 2010, deveria utilizar as novas normas e emitir um Relatório de Auditoria. Mas atenção! Mesmo em 2012 há questões utilizando a nomenclatura Parecer para se referir ao Relatório de Auditor Independente.




Resposta: C

7 - (FCC / SEFAZ/SP - APOFP / 2010) - As normas brasileiras que estabelecem os preceitos de conduta para o exercício profissional, especificamente para aqueles que atuam como auditores independentes, são estruturadas como:




a) NBC TI.


b) NBC PI.


c) NBC TA.


d) NBC PA.


e) NBC TP.

Segundo a Resolução CFC n° 1.328/2011, que dispõe sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade, as NBC PA são as Normas Brasileiras de ContabiliRiade aplicadas, especificamente, aos contadores que atuam como auditores independentes.




Essa mesma Resolução define, ainda:




• NBC TI são as normas técnicas aplicáveis aos trabalhos de Auditoria Interna;


• NBC PI são as normas profissionais aplicadas especificamente aos contadores que atuam como auditores internos;


• NBC TA são as normas técnicas aplicadas à Auditoria convergentes com as Normas Internacionais de Auditoria Independente emitidas pela IFAC (Federação Internacional de Contadores); e


• NBC TP são as normas técnicas aplicáveis aos trabalhos de Perícia.




As palavras-chave para identificar que a questão tratava da NBC PA eram: profissional e auditor independente.




Resposta: D

NBC TA - ESTRUTURA CONCEITUAL




"Trabalho de asseguração" ( 2010 - ) significa um trabalho no qual o auditor independente expressa uma conclusão com a finalidade de aumentar o grau de confiança dos outros usuários previstos, que não seja a parte responsável, acerca do resultado da avaliação ou mensuração de determinado objeto de acordo com os critérios aplicáveis.

a) Trabalho de Asseguração Razoável:



O objetivo do trabalho de asseguração razoável é reduzir o risco do trabalho de asseguração a um nível aceitavelmente baixo, considerando as circunstâncias do trabalho como base para uma forma positiva de expressão da conclusão do auditor independente.




Ex.: Auditoria.

b) Trabalho de Asseguração Limitada:



é o de reduzir o risco de trabalho de asseguração a um nível que seja aceitável, considerando as circunstâncias do trabalho, mas em que o risco seja maior do que no trabalho de asseguração razoável,como base para uma forma negativa de expressão da conclusão do auditor independente.




Ex.: Revisão.

Auditor Independente :




1 - Asseguração : Razoável (auditoria) ou Limitada (revisão)




2 - Outros : Consultoria

Partes do Trabalho de Asseguração :




a) O auditor independente




b) A parte responsável ( por ex: empresa responsável ela elaboração das DFs )




c) Os usuários previstos

Objeto :






• Desempenho ou condições financeiras (por exemplo, posição patrimonial e financeira histórica ou prospectiva, desempenho das operações e fluxos de caixa) para os quais a informação sobre o objeto pode ser o reconhecimento, a mensuração, a apresentação e a divulgação nas demonstrações contábeis;




• Desempenho ou condições não financeiras (por exemplo, desempenho da entidade) para os quais a informação sobre o objeto pode ser o principal indicador de eficiência e eficácia;




• Características físicas (por exemplo, capacidade de instalação) para os quais a informação sobre o objeto pode ser um documento de especificações;




• Sistemas e processos (por exemplo, o controle interno da entidade ou o sistema de tecnologia da informação) para os quais a informação sobre o objeto pode ser uma afirmação acerca da sua eficácia;




• O comportamento (por exemplo, governança corporativa da entidade, conformidade com regulamentação, práticas de recursos humanos) para o qual a informação sobre o objeto pode ser uma declaração de conformidade ou uma declaração de eficácia.



Critérios




formais. Ex.: Na elaboração de demonstrações contábeis, os critérios podem ser as práticas contábeis adotadas no Brasil




controle interno, os critérios podem ser a estrutura conceitual estabelecida de controle interno, ou objetivos de controle individual especificamente planejados para o trabalho.

conformidade, os critérios podem estar relacionados com lei, regulamento ou contrato.



critérios menos formais são: código de condutadesenvolvido internamente (como o número de vezes que se espera que determinado comitê se reúna durante o ano) ou nível acordado de desempenho.

Relatório de Asseguração




Em trabalho de asseguração razoável, o auditor independente expressa a conclusão de forma positiva, por exemplo:




"Em nossa opinião, os controles internos são eficazes, em todos os aspectos relevantes, de acordo com os critérios XYZ".




Esta forma de expressão conduz à "asseguração razoável".




Esta é a forma de conclusão que veremos no Relatório de Auditoria Independente.

Já em trabalho de asseguração limitada, o auditor independente expressa a conclusão de forma negativa, por exemplo:




"Com base em nosso trabalho, descrito neste relatório, não temos conhecimento de nenhum fato que nos leve a acreditar que os controles internos não são eficazes, em todos os aspectos relevantes, de acordocom os critérios XYZ".

• Asseguração é gênero, Auditoria é espécie.




• Auditor Independente não fazapenas trabalhos deasseguração.




• Em trabalhos de asseguraçãoexistem 3 partes: Auditor, Parte Responsável e Usuários.

done

8 - (FCC / COPERGÁS / 2011) - De acordo com as disposiçõesconstantes da NBC TA Estrutura Conceitual - Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração, é correto afirmar que:




(A) os trabalhos de asseguração envolvem três partes distintas: o auditor independente, a parte responsável e os usuários previstos.




(B) o trabalho de asseguração limitada de demonstrações contábeis é denominado auditoria.




(C) os trabalhos de consultoria representam uma das espécies dos trabalhos de asseguração.




(D) o trabalho de asseguração razoável de demonstrações contábeis é denominado revisão.




(E) a parte responsável, nos trabalhos de asseguração, é a usuária das informações a serem fornecidas pelo auditor em seu relatório.

Para que as alternativas B e D se tornem corretas, basta substituir asseguração limitada por razoável na primeira e fazer o inverso na segunda.A letra C está incorreta, pois consultoria é um trabalho realizado pelo auditor independente que não faz parte dos trabalhos de asseguração.Por fim, a letra E está errada, já que a parte responsável, nos trabalhos de asseguração, é a própria empresa auditada, não sendo, necessariamente, a única usuária das informações.



Resposta: A

REQUISITOS PROFISSIONAIS



De acordo com o dicionário online Michaelis, ética é o conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.




Dessa forma, determinada atitude profissional pode até cumprir todos os requisitos legais, mas não ser aceitável, do ponto de vista ético (moral).

Ex : Enron