• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/20

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

20 Cards in this Set

  • Front
  • Back
Hipertricose
Anomalia que faz nascer pelos pelo corpo.
Afasia
1 (Rubrica: filosofia) Abstenção consciente de qualquer juízo originada pelo reconhecimento da ignorância a respeito de tudo que transcenda as possibilidades cognitivas do ser humano.
2 (figurado. Rubrica: neurologia.) Enfraquecimento ou perda quase total do poder de captação, manipulação e por vezes de expressão de palavras como símbolos de pensamentos e não devido a defeito no mecanismo auditivo ou fonado.
Anomia
1 Ausência de lei ou de regra, desvio das leis naturais; anarquia, desorganização.
2 (Rubrica: teologia) Desobediência à lei divina
3 (Rubrica: sociologia) Estado da sociedade em que desaparecem os padrões normativos de conduta.
4 (Rubrica: psicologia social) Desorganização pessoal que resulta numa individualidade desorientada, desvinculada do padrão do grupo social.
Entropia
1 (Rubrica: física) É uma medida do grau de desorganização que pode levar a falência de um sistema .
2 (Derivação: por extensão de sentido.) Desordem, caos ou imprevisibilidade.
Prositelismo
Atividade ou esforço de fazer prosélitos; catequese, apostolado.

Prosélito: Pessoa que foi atraída e que se converteu a uma religião, uma seita, uma doutrina ou um partido, um sistema, uma idéia etc.; adepto, sectário, partidário
Paradigma
Um exemplo que serve como modelo; padrão.
Paradoxo
1. Proposição ou opinião contrária à comum.
2.Pensamento, proposição ou argumento que contraria os princípios básicos e gerais que costumam orientar o pensamento humano, ou desafia a opinião consabida, a crença ordinária e compartilhada pela maioria.
Doxo
Sistema ou conjunto de juízos que uma sociedade elabora em um determinado momento histórico supondo tratarse de uma verdade óbvia ou evidência natural, mas que para a filosofia não passa de crença ingênua, a ser superada para a obtenção do verdadeiro conhecimento
Ortodoxia
1 Conformidade absoluta com um certo padrão, norma ou dogma.
2 (Derivação: por extensão de sentido) Interpretação, doutrina ou sistema teológico implantado como único e verdadeiro pela Igreja; dogmatismo religioso. Ex.: o. católica
3 Uso informal, pejorativo: intolerância com relação ao que é novo e diferente.
Heterodoxo
1 Que contraria padrões, normas ou dogmas estabelecidos (em certo domínio) Ex.: doutrina h.
2 Que ou quem não está de acordo com as opiniões, as idéias tradicionalmente ou ger. admitidas (por um grupo); dissidente, anticonformista.
Dogma
1 (Rubrica: teologia) Ponto fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como certo e indiscutível, cuja verdade se espera que as pessoas aceitem sem questionar. Ex.: d. da santíssima trindade.
2 (Derivação: por extensão de sentido) Qualquer doutrina (filosófica, política etc.) de caráter indiscutível em função de supostamente ser uma verdade aceita por todos.
Visão sistêmica
Consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo.
Autarcia
É uma sociedade que se basta a si própria em termos económicos. Tem implícita a ideia de que um país deve produzir tudo aquilo de que necessita para consumir, não ficando dependente das importações.
Práxis
1 Prática, como oposição à teoria; aplicação ou uso de conhecimentos e habilidades.
2 Convenção, hábito, costume.
Hermetismo
É o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, "Hermes Três Vezes Grande", uma deidade sincrética que combina aspectos do deus grego Hermes e do deus egípcio Thoth.
Antologia
Coleção de trechos escolhidos, literários ou musicais
Gestalt
Palavra de origem alemã sem tradução exata em português, referese a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar": a palavra gestalt tem o significado "(...)de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos."
De acordo com a teoria gestáltica, não se pode ter conhecimento do "todo" por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes: "(...) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias".
Panteísmo
É a crença de que absolutamente tudo e todos compõem um Deus abrangente e imanente,1 ou que o Universo (ou a Natureza) e Deus são idênticos.2 Sendo assim, os adeptos dessa posição, os panteístas, não acreditam num deus pessoal, antropomórfico ou criador. A palavra é derivada do grego pan (que significa "tudo") e theos (que significa "deus"). Embora existam divergências dentro do panteísmo, as ideias centrais dizem que deus é encontrado em todo o Cosmos como uma unidade abrangente.
Naturalismo
(não confundir com naturismo ou com filosofia naturalista) é uma escola literária conhecida por ser a radicalização do Realismo, baseandose na observação fiel da realidade e na experiência, mostrando que o indivíduo é determinado pelo ambiente e pela hereditariedade.
Naturismo
(não confundir com naturalismo) é um conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.