• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/10

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

10 Cards in this Set

  • Front
  • Back

O que considera esta teoria?

-Que o Sol e os planetas do Sistema Solar evoluiram pelos mesmos processos e ao mesmo tempo acerca de 4600 MA.


1° processo da teoria

No espaço existia uma nebula constituida por gases e poeiras

2°passo

Esta nebula ter-se-ia começado a contrair graças à existencia re forças de atração gravitica entre as diferentes particulas que a constituiam

3°passo

A energia decorrente da contração da nebula terá feito com que toda a matéria primitiva do Sistema Solar iniciasse um movimento de rotação, que foi aumentando à medida que aumentava a contração

4°passo

Lentamente, devido à sua rotação, a nebula teria começado a arrefecer e a adequirir a forma de um disco achatado, em torno de uma massa densa e luminosa de gás, em posição central, que seria o proto-sol

5°passo

Durante um período de tempo entre os 10 a 20 MA o centro muito denso da nebula contrai-se atingindo as dimensões atuais do Sol. A energia associada à concentração da nebula solar ter-se-á transformado em calor.


Desencadiaram-se reações termonucleares no decurso das quais se produz a fusão do hidrogénio, formando-se hélio e libertando energia, o que marca o nascimento do Sol.


6° passo

Durante o arrefecimento do disco nebular verificou-se a condenssação dos materiais da nebula em grãos sólidos, mas não de um modo uniforme. Isto porque a velocidade de um arrefecimento dos materiais da nebuladependia da sua posição dentro do disco nebular.


•se os materiais se encontrassem no interior do disco a velocidade de arrefecimento era menos, mantendo-se a uma maior temperatura do que aqueles que se situavam na perifiria da nebula. Os primeiros materiais a solidificar e a agregarce são os de ponto de fusão mais elevado.


•Os planetas que se formam a temperaturas mais elevadas (mais próximo do Sol) seriam essencialmente constituidos por materiais de ponto de fusão mais elevado. Deste modo, os planetas mais próximos do Sol (Mercurio, Vénus, Terra e Marte) são pequenos e rochosos formados essencialmemte por silicatos e ferro.


•Os materiais que se encontravam na parte mais externa da nebula, porque estavam em contacto com o espaço, que se encontra a baixa temperatura, arrefeciam mais rapidamente. Os planetas longinquos que condensseram a temperaturas mais baixas seriam ricos em elementos com ponto de fusão mais baixo. Júpiter e Saturno são suficientemente grandes para reterem pela força, materiais da nebula solar premitiva, pouco densos como o hidrogénio e o hélio.


•A cada temperatura corresponde a condensação de um tipo de material com determinada composição quimica, o que leva a uma zonação mineralógica de acordo com a distância ao Sol.

7°passo

A atração gravitica continuou a verificar-se no interior do disco, promovendo o choque entre os pequenos corpos chamados planetesimais (diametro igual ou maior a 100m).


Os maiores desses corpos atraiam os mais pequenos, verificando-se a colisão e o aumento progressivo das dimensões. Todo este processo denominado acreção desencadeou um bombardeamento cada vez maior, formando-se corpos chamados and protoplanetas e finalmemte os planetas.

O que é acreção?

Corresponde à aglutinação de particulas sólidas existentes na nébula solar primitiva, originando sucessivamente planetesimais, protoplanetas e planetas

O que é diferenção?

Corresponde à separação por diferença de densidade das zonas constituintes dos planetas diferenciados após a fusão dos materiais