• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/3

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

3 Cards in this Set

  • Front
  • Back

Pode-se dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são explicadas e compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de socialização. A escola é um importante espaço desse processo porque

é possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas

Sobre o debate acerca das relações entre natureza e cultura no interior das ciências sociais:

Para produzir cultura é necessário ter consciência e juízo racional. Isso diferencia os homens dos demais animais que, vivendo em estado de natureza, possuem apenas comportamento instintivo. Além disso, dentro da humanidade, a cultura se materializa de diversas maneiras em distintos grupos.

A educação é um elemento importante para se compreenderem as relações sociais. Tem como objetivo principal transmitir a cultura, adaptar os indivíduos à sociedade e desenvolver as potencialidades e uma consciência de pertencimento ao grupo. Nesse sentido, ela pode ser classificada como informal e formal. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de transmissão informal da educação nas sociedades.

A opção C apresenta uma forma de aprendizagem informal, pois é resultado da simples observação da ação de outros, de forma não institucionalizada.