• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/15

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

15 Cards in this Set

  • Front
  • Back
Origem do sistema nervoso
Neuroectoderme (porção da ectoderme que se diferenciou)
Sequência de eventos de formação do sistema nervoso
Ectoderme > Placa Neural > Sulco Neural > Goteira Neural > Tubo Neural. Haverá também formação da crista neural que formará estruturas do SNP entre outras estruturas de origem mesodérmica e não mais ectodérmica.
Neurulação primária
Dobra da placa; formação do tubo neural; formação de células da crista neural. Forma a maior parte do tubo, formação de células da ectoderma, sendo a notocorda a indutora, por meio de moléculas como a noguina.
Neurulação secundária
Formação de células da mesoderma, a linha primitiva desaparecendo e ficando em baixo uma grande quantidade de mesênquima. Compensação de células mesenquimais formando um cordão medular, sendo o próprio mesênquima o indutor.
Não fechamento do tubo neural
Não ocorrerá formação de estruturas e nem retenção do líquido cefalorraquidiano para formas as vesículas cerebrais por meio do estrangulamento causa anencefalia.
Espinha bífica cística
Conjunto de tipos graves; Protrusão da medula espinhal e/ou das meninges através do defeito do arco vertebral. EB (espinha bífida) com meningocele, o saco contém meninges e líquido cerebroespinhal. EB com meningomielocele, o saco contém medula espinhal e/ou raízes nervosas. O tipo mais grave é a EB com mielosquise, nesse caso a medula espinhal na área afetada está aberta porque as pregas neurais não se fundiram
Desenvolvimento do encéfalo
Aumento de pressão hidrostática formam câmeras que surgem pelo acumulo de liquor, são os neuromeros. Dilatação das regiões abaixo dos pontos de constrição, formando primeiramente os três neurômeros. O neuroporo fechado começa a formar então uma região de dilatação maior, ocorrendo gradativamente. A força motora é a pressão hidrostática, portanto, do fluido cerebroespinhal, ampliando o espaço da estrutura.
1.Prosencefalo
Forma a proeminência frontonasal, contem os epitélios olfativos e ópticos. Progressivamente se dividindo em partes direita e esquerda, e a parte apical se divide em duas lâminas formando as estruturas telencefálicas, e a formação de duas vesículas formando os hemisférios cerebrais. Derivado do telencéfalo: bulbo olfatório, hipocampo.
2.Diencéfalo
Epitálamo, tálamo e hipotálamo
3.Mesencéfalo
Fibras que vão comunicar tratos posterior e anterior
4.Rombencéfalo
Metencéfalo e mielencéfalo.
5.Metencefalo
Cerebelo e ponte
6.Mielencéfalo
Bulbo
Quais são as flexuras?
1ª flexura: cefálica
2ª flexura: cervical (região do 4º somito)
3ª flexura: pontina, ocorre no sentido contrário das outras duas.
Função do mesoderma paraxial
Delimita separação entre encéfalo e medula: coisas mais caudais crescem mais devagar e de forma mais homogênea que as estruturas cefálicas. Diferenciação cefálico-medular