• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/14

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

14 Cards in this Set

  • Front
  • Back

O que é tecido ósseo e quais as suas características?

- É um tipo de tecido conjuntivo, formado por células residentes (diferente das células transientes, são componentes habituais e permanentes do tecido) originadas do mesênquima e por abundante matriz extracelular.

- Possui células maduras (plenamente diferenciadas e funcionais), células imaturas (que podem se diferenciar e se tornar maduras) e há um terceiro tipo de célula, especializada em destruir e reabsorver tecido ósseo.

- Tecido ósseo é muito semelhante ao cartilaginoso (ambos são tecidos muito resistentes, sendo o ósseo mais). Assim como no tecido cartilaginoso, as células do tecido ósseo habitam em lacunas.

- Sua matriz extracelular se divide em duas porções: uma porção orgânica e uma porção mineralizada. Apresenta ainda duas principais características: 1) predomínio de fibras de colágeno tipo 1 (bem coradas em eosina) e de moléculas proteoglicanas e glicoproteínas. E 2) matriz óssea calcificada devido a disposição de hidroxiapatita (formada por fosfatos de cálcio).

Quais as principais funções do tecido ósseo?

- Função estrutural: sustentação para os membros superiores, inferiores, cabeça e forma também um eixo rígido dotado de flexibilidade (coluna vertebral);


- Movimento;


- Proteção (de órgãos internos, como na cabeça, tórax e abdômen);


- Reserva de íons: como cálcio e fosfato;


- Locais de produção de células do sangue: através do tecido hematopoiético alojado em cavidades do osso (medula óssea hematogênica);


- Na audição: os ossículos transmitem as vibrações do tímpano para o ouvido interno;


- Na fonação: as cavidades dos ossos da face contribuem para o timbre da voz;

Quais as principais diferenças entre o tecido ósseo e o tecido cartilaginoso?

Impermeabilidade: diferente da matriz do tecido cartilaginoso, a matriz óssea é muito impermeável por ser mineralizada - os nutrientes e gases não se difundem como na matriz cartilaginosa. Por essa razão, as células ósseas precisam ficar muito próximas dos vasos sanguíneos (que aparecem em várias cavidades no tecido ósseo);



OBS: O tecido ósseo que delimita essas cavidades tem a forma de pequenas agulhas chamadas de espículas ósseas, ou de pequenas traves ou como caibros em uma construção, chamadas de trabéculas ou traves ósseas.

Outra diferença considerável é a coloração. A matriz óssea do tecido ósseo é acidófila, logo fica bem corado, de cor rosa ou vermelha, por conta das fibras de colágeno de tipo 1 (a matriz extracelular hialina é basófila - coloração azul).

Considerações macroscópicas acerca dos ossos

Considerações macroscópicas acerca dos ossos

Divide-se em osso compacto (parte muito resistente a torção, tensão e choques mecânicos) e esponjoso (região formada por milhares de pequenas traves, organizados tridimensionalmente e visíveis a olho nu - as cavidades do tecido esponjoso costumam ser preenchidos por medula óssea).

Quais as células do tecido ósseo e quais as suas funções?

Podemos subdividir em 3 grupos:
- Osteócitos: células encontradas no interior do tecido ósseo, encontram-se em pequenas cavidades, denominadas lacunas. São as células maduras, adultas do tecido ósseo. Secretam pouca matriz, mas tem a função de mantê-la em sua volta em níveis adequados de mineralização. Não se dividem.


- Osteoblastos: células pequenas situadas na superfície do osso. Alguns são cúbicos/arredondados, outros são achatados. São responsáveis por produzir matriz óssea ao seu redor e, quando totalmente rodeadas, tornam-se osteócitos (mecanismo idêntico ao dos condroblastos e condrócitos). Acredita-se que há na superfície do osso células denominadas osteoprogenitoras que se diferenciam em osteoblastos para repor a população dos que se tornam osteócitos.
- Osteoclastos: Células muito grandes e com muitos núcleos, formadas pela fusão de macrófagos. Situa-se sempre na superfície do osso e tem a função de destruir o tecido ósseo e providenciar sua reabsorção.

Tem-se a ideia errônea de que o tecido ósseo é estático. Pelo contrário, ele é dinâmico. Como funciona esse dinamismo?

Partes dos ossos estão o tempo todo sendo reabsorvidas e ao mesmo tempo novas porções de osso são adicionadas. Esta remodelação constante do osso decorre em resposta a vários estímulos, tais como tensão e pressão mecânicas, fatores nutricionais e endócrinos, fraturas. Além disso uma parte do cálcio existente nos ossos é constantemente retirada e transportada para o sangue e vice-versa, para que a concentração de Ca++ no plasma e no organismo como um todo seja mantida em níveis constantes. Para a manutenção dos níveis de cálcio entram em jogo vários mecanismos -entre os quais a absorção de cálcio no intestino, excreção de cálcio nos rins, deposição e reabsorção óssea- sob controle de vários hormônios.

O que é tecido ósseo não-lamelar/primário e lamelar/secundário? Quais as diferenças?

- Tecido ósseo primário/imaturo/não-lamelar: tecido ósseo recém formado. Osteócitos aparecem desorganizados, sem padrão, dentro da matriz óssea. Além disso, a coloração da matriz é heterogênea, manchada com estrias basófilas. Esse osso é quase sempre totalmente reabsorvido por osteoclastos e é substituído por osso maduro, lamelar.


O osso primário é o primeiro tipo de osso que surge na época intrauterina e permanece até os 4 anos de vida sendo substituído gradualmente por ossos secundários. Durante o período de crescimento longitudinal dos ossos (18-20 anos), forma-se osso não-lamelar na junção entre epífises e diáfises. Esse osso é depois substituído por osso lamelar.



- Tecido ósseo secundário/maduro/lamelar: tecido já maduro. Apresenta osteócitos organizados, padronizados, em camadas que se constituem nas lamelas ósseas.
Um das principais diferenças entre os dois é a disposição das fibras de colágeno. Enquanto que no osso primário as fibras aparecem desorganizadamente, no osso secundário as fibras aparecem com fibras colágenas paralelas entre si (lamelas), agrupados em pilhas, alternando a orientação especial em cada camada, formando ângulo reto com as vizinhas (os osteócitos se dispõe no interior ou na superfície de cada lamela).



Onde é possível encontrar osso primário em adultos?

No adulto o osso não-lamelar existe de modo habitual somente em locais de intensa remodelação óssea causada por constante pressão ou tensão, como é o caso dos alvéolos dentários e dos locais de inserção de tendões em alguns ossos.




O tecido não-lamelar tem maior concentração de células e é menos mineralizado que o osso lamelar.É sempre o primeiro osso a ser formado, mesmo em um adulto: quando este sofreu uma perda óssea grande ou uma fratura, forma-se inicialmente osso não-lamelar. Em seguida, é gradativamente substituído por osso lamelar.




Devido ao arranjo não organizado de suas fibras colágenas, tem menos resistência a torção, pressão e tensão que o osso lamelar.

O que é o sistema de Havers nos ossos secundários? E quais as suas características?

Trata-se de um conjunto de lamelas ósseas (fibras de colágena paralelas entre si) que não se dispõem de forma plana e sim na forma de círculos concêntricos, formados por "túneis" de diâmetros diferentes (bem visíveis em cortes transversais).

Principais características:

- São formados por 5-6 lamelas;


- Possuem tanto matriz orgânica quanto mineralizada;


- Osteócitos estão no interior das lamelas ou mais frequentemente na superfície das lamelas;


- No centro do sistema há o Canal de Havers, uma cavidade que contém vasos e nervos. A parede do canal é uma superfície óssea, portanto, apresenta osteoblastos e osteoclastos.



Obs: são também denominados osteons, pois são considerados unidades funcionais e estruturais de um osso compacto (assim como os néfrons nos rins),

O que são canalículos? Como são formados e quais as suas funções?

Canalículos são minúsculos túneis ósseos.

Os corantes de H&E não revelam a verdadeira forma dos osteócitos, que possuem vários prolongamentos (lembrando, inclusive, os astrócitos).

Quando os osteoblastos, precursores dos osteócitos, estão secretando matriz óssea orgânica, essa matriz é depositada em torno de seu corpo celular e de seus prolongamentos. Após essa deposição, a célula e seus prolongamentos é totalmente envolto por matriz e passa a se chamar osteócito. Quando a matriz é mineralizada e endurecida, esses espaços são respeitados. Portanto, o corpo celular repousa em pequenas cavidades chamadas de lacunas e os prolongamentos em minúsculos canais chamados de canalículos.




Diferente da matriz cartilaginosa, que é permeável a gases, água e moléculas, o tecido ósseo é impermeável e necessita dos canalículos para nutrição de todos os osteócitos.

Como se dá a vascularização do tecido ósseo? E o que são os canais de Volkmann?

Diferente do tecido cartilaginoso, o tecido ósseo é extensamente vascularizado. As artérias chegam aos revestimentos do osso (endósteo e periósteo) e seus ramos penetram os ossos através de orifícios. No interior dos ossos, os ramos se dividem mais ainda.

Os ramos de artérias e veias ao se distribuirem no interior do osso geralmente ficam no interior de túneis situados entre dois sistemas de Havers. Estes túneis, chamados canais de Volkman, são vistos nas diáfises em posição perpendicular ou oblíqua à superfície do osso.

O que são o endósteo e o periósteo?

Endósteo é o revestimento interno dos ossos e do canal medular e o periósteo é o revestimento externo dos ossos.

Periósteo reveste toda a superfície dos ossos, com exceção das superfícies articulares. É constituído por tecido conjuntivo denso não modelado que possui fibroblastos e fibras colágenas. Possui células capazes de se tornarem em osteoblastos, caso seja necessário formar mais osso (por razões como fraturas, traumas mecânicos, condições metabólicas, modificação de força ou direção de tensão, etc). Outra importante característica é que o periósteo é a região do osso por onde correm os vasos sanguíneos e nervos que penetram nos ossos por pequenos orifícios.




Endósteo é geralmente uma camada muito delgada, frequentemente formada pela camada de osteoblastos e osteoclastos colocados sobre o tecido ósseo, que revestem a superfície interna dos ossos. Reveste não só o canal medular, como também as trabéculas e porções de tecido esponjoso dentro dos ossos.


Quais os mecanismos de crescimento dos ossos?

Quem regula o crescimento dos ossos são hormônios, destacando-se o hormônio do crescimento do lobo anterior da hipófise (adenohipófise).
Basicamente, o crescimento em diâmetro dos ossos longos e de outros tipos (curtos, chatos, irregulares, etc) crescem da mesma forma:
1. Multiplicação das células-fonte do tecido ósseo;


2. Transformação das células-fonte em osteoblastos;


3. Osteoblastos (que sempre se situam na superfície do osso) secretam matriz óssea (rica em colágeno e outras proteínas);


4. A matriz produzida é mineralizada (hidroxiapatita - fosfato de cálcio mineralizado);


5. Osteoblasto fica envolvido pela matriz óssea mineralizada, fica restrito a uma lacuna e passa a se chamar osteócito.


6. Uma nova camada de osteoblastos se coloca na superfície do osso e reinicia o ciclo. É, portanto, um crescimento por aposição.
Obs: lembrar que é comum o crescimento em diâmetro da superfície externa ser acompanhado de reabsorção da superfície interna por parte dos osteoclastos, acarretando num crescimento simultâneo dos diâmetros interno e externo.
A ossificação intramembranosa, durante o período embrionário (histogênese do osso) ocorre de forma semelhante ao do crescimento do osso. Esse mecanismo também é usado no crescimento futuro desses ossos no período pós-natal (a maioria dos ossos chatos são formados por esse processo).
Já o crescimento em comprimento dos ossos longos (ossificação encondral ou endocondral) se dá de forma bem distinta: osteoblastos derivados de células-fonte se apoiam sobre matriz extra-celular cartilaginosa a qual serve de modelo para a ossificação. Os osteoblastos produzem matriz óssea que é secretada e depositada sobre a matriz de cartilagem. O resto é idêntico ao processo normal de crescimento: osteócitos ficam presos em lacunas e depois novos osteoblastos surgem acima da camada superficial de osso.

O que é o disco epifisário e qual seu papel no crescimento longitudinal dos ossos longos? Quais as suas zonas?

O crescimento longitudinal dos ossos se dá através de uma faixa situada entre a epífise e a diáfise, chamada de disco epifisário (ou metáfise, ou ainda cartilagem de crescimento). É um disco de cartilagem, porém altamente especializado, que continuamente gera uma camada de osso entre o disco e a diáfise, afastando a diáfise da epífise.




É formado por 5 zonas, que tem forma de disco, se continuam uma com a outra e seus limites não são muito bem definidos. As 4 primeiras zonas são formadas por tecido cartilaginoso e a última zona é onde ocorre a produção de tecido ósseo (ossificação):




1- Zona de cartilagem em repouso: é adjacente à epífise. Pode ser reconhecido pela presença de osteócitos em uma matriz acidófila. Tem aspecto típico de uma cartilagem hialina.


2- Zona de cartilagem seriada: os condrócitos se dividem por mitose e se organizam em fileiras, como pilhas de moedas;


3- Zona de cartilagem hipertrófica: as células cartilaginosas aumentam de volume se tornando hipertrofiadas;


4- Zona de cartilagem calcificada: há deposição de cálcio na matriz extracelular que envolve os condrócitos hipertrofiados;


5- Zona de ossificação: osteoblastos originados do mesênquima iniciam o processo de ossificação.