• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/12

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

12 Cards in this Set

  • Front
  • Back

O que é e quais as principais características do tecido cartilaginoso?

- É um tipo de tecido conjuntivo, caracterizado por ser constituído de células denominadas condrócitos e grande quantidade de matriz extracelular.


- É avascular, mas como suas peças costumam ser pequenas e quase sempre delgadas, as distâncias que os nutrientes, metabólitos e gases percorrem a partir dos vasos sanguíneos que estão no tecido conjuntivo (que envolve a cartilagem) são curtas;



- Essa matriz é mais rígida que a do tecido conjuntivo propriamente dito e, devido a isto, os condrócitos se alojam em pequenas cavidades denominadas lacunas ou condroplastos.



Quais os tipos de tecido cartilaginoso?

1. Cartilagem hialina: tipo mais comum. Apresenta fibras de colágeno tipo II em sua matriz.

2. Cartilagem elástica: além de possuir fibrilas de colágeno tipo II, apresenta fibras elásticas.

3. Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem: possui espessas fibras de colágeno tipo I, entre as quais se localizam fileiras de células cartilaginosas.

Quais as principais características da matriz extracelular do tecido cartilaginoso?

- É produzida e mantida pelos condrócitos;




- Na cartilagem hialina e na cartilagem elástica, o colágeno é constituído principalmente por moléculas de colágeno do tipo II, mas que, por serem muito delgadas, não formam fibras e sim fibrilas (dificilmente vistas no microscópio óptico). Na elástica também há fibras elásticas.


- Presença de glicosaminoglicanas sulfatadas (sulfatos de condroitina) e não sulfatadas (hialorunatos), moléculas responsáveis pela maior rigidez e consistência característica desse tecido;




- Como a matriz possui muitos radicais ácidos, o melhor para se observar são corantes básicos. Portanto, em hemoxilina e eosina, a matriz tem cor mais azulada.

Quais as funções do tecido cartilaginoso?

- Estrutural: oferecer apoio e manutenção de forma de vários componentes do corpo;


- Revestimento de superfícies articulares: como suas superfícies são muito lisas, elas interagem com outras cartilagens quase sem atrito. Nas articulações também há líquido que contribui para o deslizamento adequado das articulações;


- Servem de molde durante o período fetal: durante esse período, grande parte do sistema esquelético é formado por cartilagem e servem de molde para o desenvolvimento dos futuros ossos.

O que são condrócitos?

São as células esféricas (ou poliédricas) que residem no tecido cartilaginoso. Como a matriz é relativamente rígida, os condrócitos se localizam dentro de pequenas cavidades chamadas de lacunas ou condroplastos.





Quais as duas maneiras de crescimento do tecido cartilaginoso?

- Crescimento intersticial: ocorre por divisão mitótica dos condrócitos. As células resultantes da divisão tendem a ficar próximas entre si, por conta da estrutura semi-rígida da matriz. Elas ficam próximas de sua origem, em pequenos grupos chamados de grupos isógenos, onde todas essas células são provavelmente resultados da divisão de uma única célula, ou seja, são clones de um só condrócito.



- Crescimento por aposição: ocorre por diferenciação de células que se encontram na superfície das cartilagens que tem potencialidade de se tornarem condrócitos. Estas células são chamadas de condroblastos. Após a diferenciação, estes novos condrócitos são adicionados na superfície da cartilagem.



Qual a diferença entre matriz territorial e matriz interterritorial?

Na cartilagem hialina, a matriz se cora em azul/roxo na hematoxilina. Frequentemente, há acúmulo de matriz em torno de condrócitos ou grupos isógenos, possivelmente se tratando de matriz recentemente secretada pelos condrócitos.

Essa matriz, mais concentrada e recentemente secretada, é a matriz territorial. A matriz menos concentrada e mais afastada das células é a matriz interterritorial.

O que é o pericôndrio?

É uma camada de células e fibras que recobrem as cartilagens. Em cortes histológicos, não é bem definido os limites da face do pericôndrio que está voltada para a cartilagem.

Exceções: cartilagem de articulações (para que diminua o máximo de atrito entre as cartilagens) e nem em torno de fibrocartilagens.





Quais as características do pericôndrio?

- Diferente da cartilagem, é vascularizado. Estes vasos fornecem O2, nutrientes e outras moléculas que se difundem em direção dos condrócitos através da matriz e também recolhem CO2 e metabólitos provenientes do interior da cartilagem;




- a área mais externa do pericôndrio é constituída por fibroblastos e fibras colágenas. Em seguida, temos uma área com células achatadas e em seguida mais esféricas, com algumas já alojadas em condroplastos. Nas áreas mais internas do pericôndrio já se vê condrócitos maduros e formados.




- No pericôndrio, se vê claramente a transformação de condroblastos (na periferia) em condrócitos. Essa transformação aumentam o tamanho da cartilagem, através do crescimento por aposição (a população de condroblastos se mantém por divisões mitóticas).

Quais as características da Cartilagem Elástica?

- Característica mais marcante é a presença de fibras elásticas;


- Encontrada na orelha, epiglote, laringe, por exemplo;


- A melhor forma de diferenciar cartilagem hialina de elástica é utilizando corantes especiais para destacar as fibras elásticas (dificilmente visíveis com HE). No entanto, ainda há outras sensíveis diferenças: matriz extracelular menos homogênea que na hialina, distribuição de células menos regular e grupos isógenos menos destacados que na hialina;

Quais as características da Cartilagem Fibrosa (ou Fibrocartilagem)?

- É composta por condrócitos dispostos em filas entre fibras colágenas bem espessas;


- Estrutura forte, bastante resistente à pressão mecânica, torção e tensão;


- Por conta de sua robustez, encontra-se em áreas sujeitas a forças físicas: discos intervertebrais, sínfise pubiana, inserções de tendões em ossos e em articulações (coxo-femural, têmporo-mandibular).




OBS: Tecido cartilaginoso fibroso pode ser considerado um híbrido entre tecido cartilaginoso e tecido conjuntivo propriamente dito modelado encontrado em tendões. Uma grande diferença entre os dois é o tipo de células: tendões possuem fibroblastos alongados e tendões condrócitos.

Quais as características da cartilagem hialina?

- Apresenta fibras de colágeno imersas em substância fundamental amorfa;


- É a variedade de cartilagem mais encontrada no corpo humano. É encontrada no disco epifisário, permitindo o crescimento longitudinal dos ossos (nesse disco, a cartilagem hialina também recebe o nome de cartilagem seriada pois os condrócitos aparecem dispostos em colunas ou fileiras paralelas).