• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/23

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

23 Cards in this Set

  • Front
  • Back

Iniciação do Projeto

Os projetos começam com uma necessidade de negócio identificada e a realização de um estudo de viabilidade. Depois ocorre a aprovação do projeto a fim de alocar os recursos necessários para o planejamento e para a execução do projeto.

Necessidade de Negócio

Demanda do Mercado, Necessidade Empresarial, Solicitação do Cliente, Avanço Tecnológico, Exigência Legal, Necessidade Social.

Termo de Abertura do Projeto

O Termo de Abertura do Projeto é o documento no qual a organização reconhece a existência de um Projeto, designa e dá autoridade ao Gerente de Projeto para utilizar recursos na sua execução.

O Termo de Abertura deve conter...

1. Objetivo ou justificativa do projeto;


2. Necessidade de negócio ao qual o projeto foi endereçado;


3. Requisitos que satisfazem as necessidades dos interessados (stakeholders);


4. Designação do Gerente do projeto;


5. Cronograma sumarizado por meio de marcos;


6. Premissas e restrições organizacionais;


7. Orçamento sumarizado.

Premissas

São suposições consideradas como verdadeiras e que se não ocorrerem podem colocar em risco o projeto.

Restrições

São limites que podem afetar o desempenho do projeto.

Milestones

É um ponto de avaliação/verificação que permite à gerência do projeto testar a funcionalidade de um novo produto ao longo do projeto, não sendo uma atividade e não possuindo duração.

Escopo

Todo trabalho que deve ser realizado para entregar o produto, serviço, ou resultado com as características e funções especificadas.

Plano de Gerenciamento de Projeto

Documentação das ações necessárias para definir, preparar, integrar e coordenar todos os planos auxiliares. O plano de gerenciamento do projeto torna-se a fonte principal de informações sobre como o projeto será planejado, executado, monitorado, controlado e encerrado.

Planos Auxiliares

Detalham a forma de gerenciamento das diversas áreas de conhecimento (escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, risco e aquisição) e visam compor o plano de Gerenciamento do Projeto.

Planejamento do Projeto

É um processo dinâmico que ocorre durante todo o ciclo de vida do projeto, visa definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e desenvolver o curso de ação necessário a fim de alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado.

Estrutura Analítica de Projetos (EAP ou WBS)

Organiza e define o escopo total e representa o trabalho especificado na declaração do escopo do projeto aprovada. Ela é uma decomposição do escopo em entregas menores e mais facilmente gerenciáveis, representada na forma de um organograma. A EAP está baseada no princípio de que o projeto como um todo é a soma dos seus componentes ou elementos.

Dicionário de EAP

Documento que define e/ou descreve o produto a ser entregue para cada elemento da EAP (entregas) e os respectivos critérios de aceitação.Possui as descrições dos "pacotes de trabalho", seu significado, podendo incluir outras informações como: características, funcionalidades do produto, prazo de conclusão, risco e responsável.

Tríplice Restrição

Refere-se às demandas de escopo, prazo e custo. O modo pelo qual esses três fatores são equilibrados afeta a qualidade. Se um deles é afetado, pelo menos um dos outros fatores também será.

Execução do Projeto

Executar o projeto significa colocar os planos do projeto em ação. Sendo assim, o gerente do projeto coordenará e direcionará os recursos para atender os objetivos planejados.

Ações Corretivas

São adotadas para alinhar o curso do projeto ao que foi planejado.

Ações Preventivas

São realizadas com o intuito de reduzir a ocorrência de eventos de risco e/ou suas consequências para o projeto.

Solicitações de Reparo

São ações para corrigir defeitos nos produtos, encontrados pelo processo de controle de qualidade.

Monitoramento e Controle do Projeto

O desempenho do projeto é observado e mensurado de forma periódica e uniforme para identificar variações em relação ao Plano de Gerenciamento do Projeto.

Indicadores de Projeto

Impacto, efetividade, desempenho e operacionais

Encerramento do Projeto

Pode ser iniciado quando o processo de controle do desempenho indicar que o escopo do projeto foi totalmente entregue, ou quando o patrocinador ou a gerência da organização solicitar o cancelamento do mesmo.

Relatório Final do Projeto

Relata o que foi alcançado: escopo cumprido e não cumprido; avaliação da qualidade dos produtos/serviços entregues; cumprimento dos prazos e custos planejados e nível de desvios apresentados; riscos concretizados e as ações de respostas ao risco realizadas; informações sobre os recursos humanos utilizados e satisfação do cliente com os resultados do projeto.

Aceite do Patrocinador

Assim como no início do projeto, quando cliente/patrocinador deu aceite nos produtos entregues ao término da iniciação e do planejamento (declarando formalmente que a entrega atendia suas expectativas e era entendida como uma resposta a sua necessidade), da mesma forma deverá acontecer na finalização do projeto.