• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/9

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

9 Cards in this Set

  • Front
  • Back

Sobre a falha Geológica de San Andreas, localizada na Califórnia (EUA), podemos afirmar que:



a) ela é resultado dos intensos terremotos que assolam a região.



b) sua origem está relacionada ao movimento de colisão e soerguimento entre duas placas tectônicas.



c) sua formação não possui relação com a tectônica de placas, uma vez que ela se manifesta apenas na superfície terrestre.



d) ela se formou graças ao movimento de deslocamento tangencial entre duas placas tectônicas.

Falhas geológicas são formas de relevo que se originam graças ao tectonismo e formam zonas de grande instabilidade. Elas constituem-se com movimentos de afastamento entre duas placas tectônicas distintas, que ocasionam o distanciamento direto ou tangencial entre elas. No caso da falha geológica de San Andreas, a sua formação ocorreu em virtude do movimento de afastamento tangencial entre as placas Norte-americana e do Pacífico.Letra D.

Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas:



a) dobramentos modernos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas.



b) escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos.



c) planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas.



d) falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos.



e) vulcanismo, cadeias montanhosas, escudos cristalinos, bacias sedimentares.


Dos elementos citados na questão, são consequências do tectonismo:- dobramentos modernos – resultantes do choque entre placas no período geológico terciário;- terremotos – em razão da instabilidade das zonas de atrito entre diferentes placas;- vulcanismo – causado pelas rupturas nas zonas de encontro entre duas placas que propiciam o acesso do magma à superfície;- cadeias montanhosas – resultantes do soerguimento causado pelo atrito entre duas placas;- falhas geológicas – originam-se graças ao afastamento entre duas placas.Portanto, a alternativa que apresenta somente as consequências dos movimentos das placas tectônicas é a letra A.

Geocientistas estimam que, a cada ano, o Himalaia cresça cerca de 4 mm de altura. É um fenômeno imperceptível aos olhos humanos, mas que ocorre há milhões de anos, contribuindo para a formação dessa importante estrutura geológica. O movimento tectônico responsável pela formação das cadeias de montanhas, como a do Himalaia, é conhecido como:



a) Orogênese



b) Diogênese



c) Fotogênese



d) Paleogênese



e) Antrogênese

O Himalaia é uma forma de relevo constituída em um período de curta duração (sob o ponto de vista do tempo geológico), causado pelo encontro entre duas placas tectônicas. Esse tipo de movimento recebe o nome de orogênese e costuma ocorrer em formações geológicas recentes e instáveis, resultando na formação de relevos com declividades e altitudes acentuadas, como as cadeias de montanhas e cordilheiras.Portanto, Letra A.


Explique oque causa o movimento das placas tectônicas

Sua movimentação é causada pelo movimento de ascensão do magma o que provoca o deslocamento das placas.


(Correntes de convecção)

Defina os movimentos: convergente, divergente e transformante.

Movimento convergente: As placas com movimento convergente são aquelas que se chocam diretamente entre si, indo uma contra a outra. É esse o caso do exemplo no esquema anterior, onde se formam as maiores cadeias de montanha.



Movimento divergente: Ocorre quando as placas afastam-se uma da outra. Esse afastamento pode provocar a emergência do magma que se solidifica e forma algumas ilhas vulcânicas em áreas oceânicas.



Movimento transformante: É quando as placas se deslocam unilateralmente, havendo, ainda sim, o atrito entre elas, com a ocorrência de terremotos e a formação de alguns falhamentos, a exemplo da Falha de San Andreas, no oeste dos Estados Unidos.

Assinale a alternativa que indica um acidente geográfico que não tenha sido diretamente originado pela ação das placas tectônicas:



a) Cordilheira dos Andes



b) Grand Canyon



c) Falha de San Andreas



d) Monte Everest



e) Alpes

Entre as paisagens apontadas no enunciado, apenas o Grand Canyon não foi diretamente originado pelas placas tectônicas, cuja influência ocorreu apenas na transformação do relevo que intensificou a força dos cursos d’água, responsáveis pelo lento e gradual surgimento desse acidente geográfico.

Enumere a segunda coluna a partir da primeira, buscando relacionar os conceitos de epirogênese e orogênese com suas respectivas características:Coluna 01(1) Epirogênese(2) Orogênese___________________Coluna 02I. ( ) Ocorre em zonas estáveis;II. ( ) Possui curta duração geológica;III. ( ) Causa elevação e/ou rebaixamento do nível do mar;IV. ( ) Origina dobras e falhas geológicas;V. ( ) Resulta da pressão horizontal exercida pelo choque das Placas Tectônicas.

I. (1) – Apenas os movimentos epirogenéticos ocorrem em zonas geologicamente instáveis, pois não manifestam a existência de falhas e dobramentos, configurando-se como um fenômeno geologicamente lento.II. (2) – Os movimentos orogenéticos, sob o ponto de vista do tempo geológico, são mais rápidos do que a epirogênese.III. (1) – Como atua em zonas estáveis, geralmente em bacias sedimentares, a epirogênese promove o rebaixamento ou soerguimento do relevo, alterando, eventualmente, o nível do mar.IV. (2) – As dobras e falhas geológicas são causadas pela pressão das placas tectônicas em zonas instáveis, o que caracteriza a ação da orogênese.V. (2) – A orogênese é resultante da pressão horizontal das placas tectônicas, enquanto a epirogênese é um produto da pressão vertical dessas.

As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas.Nesse sentido, quando duas placas tectônicas movimentam-se no sentido contrário ou divergente, temos a formação de:a) Cordilheiras


b) Falhamentos


c) Dobramentos


d) Fossas oceânicas


e) Bacias sedimentares

O fenômeno causado pelo movimento divergente entre duas placas tectônicas é a formação de fossas oceânicas.Alterativa correta: letra D.

A separação da América do sul com a África ocorreu apartir de que movimento das placas tectônicas?

Divergente