• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/8

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

8 Cards in this Set

  • Front
  • Back

1. Qual o tipo de neurônio cujo corpo celular está localizado no sistema nervoso central - SNC e o axônio (ou fibra nervosa) está diretamente ligado às fibras musculares somáticas desencadeando a sua contraçao

Motor Neurônio Alfa α

2. Explicar porque o neurônio da pergunta acima é denominado neurofisiologicamente como a via final comum nos mecanismos de motricidade somática.

O motorneurônio α também chamada neurônio motor inferior emitem um prolongamento que vai para o músculo, mas não há um motoneurônio especifico para cada tipo de movimento, todos os movimentos são desencadeados no mesmo motoneurônio.

Com relação ao controle dos diferentes tipos de movimento, estabelecer a diferença entre sistema piramidal

Enquanto o sistema piramidal também chamada trato corticoesphinal só possui um tipo de feixe moto, o piramidal, que controla movimentos voluntários. Orgina-se o cortex cerebral para a medula espinhal e afecta os músculos apendiculares distais. Os músculos apendiculares distais são mais laterais e controlam os movimento delicadas no extremidades como tocar piano. Também, tem um componente medial que é menorfeito de músculos medias, onde os músculos não são envolvidos em movimentos delicados .

Com relação ao controle dos diferentes tipos de movimento, estabelecer a diferença entre sistema piramidal (ou vias piramidais) e o sistema extrapiramidal (ou vias extrapiramidais)

sistema extrapiramidal possui 4 feixes motores que controlam cada um, um tio de movimento: o rubroespinhal ( mov. associados), vestíbuloespinhal (mov. equilibratórios), reticuloespinal (mov. antigravitacionais) e tectoespinhal ( ajuste visual do movimento).

4. Localizar, no cortex cerebral (lobo e giro) a área motora primária (area 4) mencionando com que tipos de movimento ela está diretamente relacionada.

Está localizado no giro pós central, do lobo parietal. Ele realiza movimentos voluntários.

5. Explicar o significado neurofisiológico da figura do homúnculo (no caso do homem) que pode ser representada na área 4 e de outras figuras obtidas na mesma área em outros animais.

Cada impulso motor vindo de todas as partes do corpo passam por essa área, se ligando a ela e formando imagens das partes se baseando na motricidade de cada uma.

6. Dizer qual o significado fisiológico das áreas motoras vizinhas da área 4 denominadas de áreas motoras suplementar e prémotora.

área pré-motora (área 6) tem como função neurofisiológica a antecipação (facilitação) do ato motor complexo, como por exemplo posicionar ombros e braços e a formação de palavras. Já a área motora suplementar é usada para o preparo de atos completos que requerem esforço consciente, como por exemplo tarefas bimanuas complexas, fechamento e retação de mãos, movimento dos olhos, bocejo e vocalização.

Dizer qual o nome das células cujo corpo celular está na área 4 e o nome dos feixes (seus axônios) que elas se originam levando impulsos da motricidade voluntária.


Motoneuronios. Feixes piramidais.