Caso Limiano Essay

2097 Words Feb 4th, 2014 9 Pages
Caso: Limiano

Miguel Pereira

Questionário: 1. “Analyze the actual cheese market environment in Portugal and the role of Limiano”
O segmento de mercado em que se insere o queijo Limiano é o do queijo Flamengo, um queijo tradicional consumido pelas famílias portuguesas à longos anos.
Os principais concorrentes da marca de queijo Limiano são o queijo Terra Nostra (que pertence à mesma empresa que o queijo Limiano), o queijo Agros e os queijos das “Private Labels”.
O queijo Limiano, Terra Nostra e Agros são marcas de produtor, são fabricados e vendidos pelas empresas que os produzem, enquanto as “Private Labels” são marcas de distribuidor vendidas em supermercado e hipermercados, com a marca do mesmo, com preços mais
…show more content…
São nestas grandes superfícies que são vendidos dois tipos de queijos já referidos, os queijos de marcas de produtor e as marcas brancas.
O consumidor de queijo Flamengo tem maior preferência em queijos de marca de produtor, Limiano, Terra Nostra e Agro do que em queijos de marcas brancas, pelo sabor e pela textura do mesmo, mas com a crise económica dos últimos tempos, os consumidores tiveram de alterar os seus hábitos alimentares devido à contenção económica em que os consumidores preferem guardar o seu dinheiro do que gastá-lo caso hajam ocasionalidades futuras em que seja necessária a utilização deste dinheiro.
Com a diminuição do seu rendimento disponível, começaram a comprar mais produtos de marca branca nas grandes superfícies, por terem menor valor em relação ao das grandes marcas e pela qualidade ser semelhante à destes, qualidade média/alta. Contudo as marcas de produtor continuam a representar a escolha da maioria dos consumidores de queijo Flamengo pela lealdade que têm às marcas de produtor deste queijo. 2. “Analyze the several positioning suggestions in the Exhibit 21 in terms of attractiveness for the target, values and Limiano goals. In your opinion, what is the correct positioning and why?”

Como as bolas de queijo Limiano não era a forma mais prática para os consumidores, a empresa teve a ideia de vender em pacotes com fatias cortadas.

Related Documents