• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/60

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

60 Cards in this Set

  • Front
  • Back
Catexia
Concentração de todas as energias mentais sobre uma representação bem precisa, um conteúdo mnésico, uma seqüência de pensamentos ou encadeamento de atos; catexe, investimento
Disfemismo
1 (Rubrica: Psicologia) Problema de linguagem provocado pelo surgimento de contrações clônicas ou tônicas durante a fala, responsáveis pela repetição ou bloqueios de certos sons e sílabas; gagueira, pselismo, disfemismo.
2 (Rubrica: lingüística) Emprego de palavra ou expressão depreciativa, ridícula, sarcástica ou chula, em lugar de outra palavra ou expressão neutra (p.ex.: ficar puto por ficar com raiva).
Palavra ou expressão agressiva, blasfema ou pejorativa (p.ex.: poetastro, politicóide, reaça).
Behaviorismo
(comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismo, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.
Sinestesia
1 (Rubrica: psicologia) Relação que se verifica espontaneamente (e que varia de acordo com os indivíduos) entre sensações de caráter diverso mas intimamente ligadas na aparência (p.ex., determinado ruído ou som pode evocar uma imagem particular, um cheiro pode evocar uma certa cor etc.)
2 (Rubrica: estilística) Cruzamento de sensações; associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão.
Volição
(do latim volitione) é o processo cognitivo pelo qual um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular. É definida como um esforço deliberado e é uma das principais funções psicológicas humanas (sendo as outras afeto, motivação e cognição). Processos volitivos podem ser aplicados conscientemente e podem ser automatizados como hábitos no decorrer do tempo.
Anomia
É um estado de falta de objetivos e perda de identidade, provocado pelas intensas transformações ocorrentes no mundo social moderno. A partir do surgimento do Capitalismo, e da tomada da Razão, como forma de explicar o mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa.
Este termo foi cunhado por Émile Durkheim em seu livro O Suicídio.mundo, há um brusco rompimento com valores tradicionais, fortemente ligados à concepção religiosa.
Cognição
É o ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.
A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento.
Neuropsicologia
É uma interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano, contudo praticamente dedica-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas da cognição humana.
Neurociência
É o estudo científico do sistema nervoso. Tradicionalmente, a neurociência tem sido vista como um ramo da biologia. Entretanto, atualmente ela é uma ciência interdisciplinar que colabora com outros campos como a educação, química, ciência da computação, engenharia, antropologia, linguística, matemática, medicina e disciplinas afins, filosofia, física e psicologia.
O escopo da neurociência tem sido ampliado para incluir diferentes abordagens usadas para estudar os aspectos moleculares, celulares, de desenvolvimento, estruturais, funcionais, evolutivos, e médicos do sistema nervoso, ainda sendo ampliado para incluir a cibernética como estudo da comunicação e controle no animal e na máquina com resultados fecundos para ambas áreas do conhecimento.
Síndrome de Asperger
É um transtorno do espectro autista, diferencia-se do autismo clássico pelo portador ter fala compreensível.
Síndrome de burnout
É um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, definido por Herbert J. Freudenberger como "(...) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".
Síndrome de Tourette
É uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência.
Hipomania
É uma alteração de humor semelhante à mania, porém com menor intensidade. A pessoa se sente muito bem, com bastante energia. Normalmente a necessidade de sono diminui e a libido aumenta. Ocorre no Distúrbio Bipolar, na Ciclotimia ou como episódio isolado.
Ciclotimia
(Disturbio do Humor) É uma doença afetiva e uma forma de Distúrbio Bipolar do Humor. Ela é definida dentro do espectro das doenças bipolares, mas possui CID próprio (F34.0) e consiste em recorrentes variações de humor, variando entre hipomania e distimia ou depressão. Um único episódio de hipomania é suficiente para diagnosticar a ciclotimia, entretanto, a maior parte dos afetados também sofrem com períodos de distimia.
Anedonia
É a perda da capacidade de sentir prazer, próprio dos estados gravemente depressivos1 . Também é encontrada na neurastenia e em alguns tipos de esquizofrenias e no transtorno de personalidade esquizóide.2
Disfemia
Conhecida popularmente como gagueira ou gaguez, é a mais comum desordem de fluência da fala, atingindo cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo (dois milhões no Brasil). Os sintomas mais evidentes da gagueira são a repetição de sílabas, os prolongamentos de sons e os bloqueios dos movimentos da fala.
Distimia
Transtorno distímico ou depressão leve crônica, mais conhecida como distimia, é um tipo de depressão que se caracteriza principalmente pela falta de prazer ou divertimento na vida e pelo constante sentimento de negatividade.
Frequentemente, se percebe que pessoas distímicas são desanimadas e/ou muito regradas.
1 Desinteresse ou perda do prazer pela maioria das atividades que costumam ser prazerosas;
2 Irritabilidade, mau humor e descontentamento constante.
3 Baixa auto-estima;
4 Desmotivado nos estudos e trabalho;
5 Constante desperança e pessimismo;
6 Insônia ou dorme excessivamente (hipersonia);
7 Perda de apetite ou alimentação exagerada;
8 Dificuldade de concentração e memória, levando a queda significativa no desempenho;
9 Tende ao isolamento, poucos amigos e vida social limitada
10 sente uma falta de capacidade
Psicopatia ou Sociopatia
É um transtorno de personalidade, caracterizado pelo comportamento impulsivo do indivíduo, afetado, desprezo por normas sociais, e indiferença aos direitos e sentimentos dos outros. Caracterizada, principalmente, pela ausência de empatia com outros seres humanos (quando não pertencente a família), resultando em descaso com o bem-estar do outro e sérios prejuízos aos que convivem com eles.
Não demonstram empatia, são interesseiros, egoístas e manipuladores.
Egocentrismo patológico, incapacidade para lealdade ou manutenção de sentimentos de amor ou afeição, sedução apurada, vida sexual impessoal ou pobremente integrada, prática comum de calúnias, omissões ou distorções de fatos e constante incapacidade de seguir algum plano de vida também fazem parte de suas características.
Perversão
Corresponde o ato ou efeito de perverter, tornar-se perverso, corromper, desmoralizar, depravar, alterar. É um termo usado para designar o desvio, por parte de um indivíduo ou grupo, de qualquer dos comportamentos humanos considerados normais e/ou ortodoxos para um determinado grupo social. Os conceitos de normalidade e anormalidade, no entanto, variam no tempo e no espaço, em função de várias circunstâncias.
Neurose
Refere a qualquer transtorno mental que, embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. Essa é uma diferença importante em relação à psicose, desordem mais severa.
Muitas vezes ligados a situações externas na vida do indivíduo, os quais provocam transtornos na área mental, física e/ou da personalidade, são fruto de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes.
Neurastenia
(cérebro + fraqueza) Éum transtorno, usado pela primeira vez por George Miller Beard em 1869 para designar um quadro de exaustão física e psicológica, fraqueza, nervosismo e sensibilidade aumentada (principalmente irritabilidade e humor depressivo).
Etiologia
(do grego, Causa) É o estudo ou ciência das causas. Não há que se falar em Etiologia como termo restritivo de uma ciência isoladamente. A psicologia, a biologia, a criminologia, a medicina e várias outras ciências possuem em seu campo de atuação a presença de conhecimento etiológico, visando a busca das causas que deram origem ao seu objeto de estudo. O conceito abrange toda a pesquisa que busca as causas de determinado objeto ou conhecimento.
Comorbidade Prognóstica
Ocorre quando houver doenças que predispõem o paciente a desenvolver outras doenças. 1 Comorbidades podem ser diagnosticadas a partir de um trauma,que afetará os envolvido na questão pública, os profissionais envolvidos e a família da vítima.
Transtorno dissociativo de identidade
Conhecido popularmente como "dupla personalidade", é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. O pressuposto é que ao menos duas personalidades podem rotineiramente tomar o controle do comportamento do indivíduo. O critério de diagnóstico também leva em consideração perdas de memória associadas, geralmente descritas como tempo perdido ou uma amnésia dissociativa aguda
Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
É um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos obsessivos e compulsivos no qual o indivíduo tem comportamentos considerados estranhos para a sociedade ou para a própria pessoa; normalmente trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição ou manias e "rituais" que são incontroláveis ou dificilmente controláveis.
Comportamento divergente ou comportamento desviante
Comportamento que se desvia das regras de um grupo social. Distingue-se das noções de crime, loucura (doença mental) ou anormalidade apenas pela metodologia própria de abordagem do tema. É um objeto de estudo tanto da Antropologia e Sociologia) como da Psicologia social, e especialmente dessa última por utilizar as noções de comportamento ou conduta.
Desvio de conduta ou Transtorno de conduta
É caracterizado por padrões persistentes de conduta socialmente inadequada, agressiva ou desafiante, com violação de normas sociais ou direitos individuais. Com cerca de 1 a 10% de prevalência em crianças e adolescentes, é um dos transtornos psiquiátricos mais freqüentes em jovens e um dos maiores motivos de encaminhamento ao psiquiatra infantil.
O ambiente familiar e social tem papel importante no desenvolvimento e manutenção de transtorno de conduta.
Psicose
É um quadro psicopatológico clássico, reconhecido pela psiquiatria, pela psicologia clínica e pela psicanálise como um estado psíquico no qual se verifica certa "perda de contato com a realidade". Nos períodos de crises mais intensas podem ocorrer (variando de caso a caso) alucinações ou delírios, desorganização psíquica que inclua pensamento desorganizado e/ou paranoide, acentuada inquietude psicomotora, sensações de angústia intensa e opressão, e insônia severa. Tal é frequentemente acompanhado por uma falta de "crítica" ou de "insight" que se traduz numa incapacidade de reconhecer o carácter estranho ou bizarro do comportamento.
Esquizofrenia
(do grego,composto + "dividir em dois" - "mente") é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade (psicose). É caracterizado por dois ou mais dentre o seguinte conjunto de sintomas: alucinações visuais, sinestésicas ou auditivas, delírios, fala desorganizada (incompreensível), catatonia ou/e sintomas depressivos. É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental. Os sintomas vão da de uma redução ou comprometimento de funções psicológicas básicas, como memória, atenção, função executiva e capacidade de resolver problemas a agressividade e mania de perseguição.
Um exemplo famoso é o do matemático norte-americano John Forbes Nash, que, apesar do desafio de conviver por toda a vida com os sintomas psicóticos típicos, é um intelectual importante, com grandes contribuições às áreas de economia, biologia e teoria dos jogos.
Transtorno de personalidade paranóide
É um transtorno caracterizado principalmente pela desconfiança e suspeitas generalizadas em relação aos outros, interpretando as intenções dos outros como maldosas apesar de não ter provas confiáveis para isso.
Apatia
É a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferença, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física. A apatia clínica é considerada depressão no nível mais moderado e diagnosticado como transtorno dissociativo de identidade no nível extremo. O aspecto físico da apatia se associa ao desgaste físico, enfraquecimento dos músculos e a falta de energia chamada letargia, que tem muitas causas patológicas também.
Schadenfreude
(dano, prejuízo + alegria, prazer - Empréstimo linguístico da língua alemã e usado em outras línguas do Ocidente) É o sentimento de alegria ou satisfação perante o dano ou infortúnio de um terceiro.
Existe o sentimento íntimo pessoal: O sentimento de satisfação pelo infortúnio de outro expressa-se na exclamação "bem feito a ele ou ela" .
E o sentimento público: se expressa abertamente mostrando escárnio, ironia ou sarcásmo perante a desventura sofrida por um terceiro. (No grego epikhairekakia)
Folie à Deux
É uma sintomatologia psicopatológica na qual sintomas psicóticos são compartilhados por duas pessoas, geralmente da mesma família ou próximas. É classificado como um "Transtorno psicótico induzido" na sub-categoria transtorno esquizotípico. Esse termo deve ser usado para descrever a relação psicopatológica independente dos diagnósticos individuais dos envolvidos.
Duplo Vínculo
(do inglês double bind) é um conceito da psicologia para se referir a relacionamentos contraditórios onde são expressados comportamentos de afeto e agressão simultaneamente, onde ambas pessoas estão fortemente envolvidas emocionalmente e não conseguem se desvincular uma da outra. Foi cunhado por Gregory Bateson em 1956.
Para que haja o duplo vínculo, são necessários cinco fatores:
Duas ou mais pessoas envolvidas emocionalmente.
Experiências repetidas.
Comportamento prejudicial primário. Geralmente as punições feitas por quem possuir mais poder nesse relacionamento para controlar quem possui menos poder.
Comportamento prejudicial secundário contradizendo o primário. Nela se nega os efeitos negativos do comportamento prejudicial primário. Exemplos de verbalizações podem ser: "Eu não quero te machucar, é para seu próprio bem", "Não questione meu amor por você", "Não me trate como vilão nessa história"...
Impossibilidade de escapar. Dificilmente a vítima recorre.
Aritmomania
É um transtorno mental que pode ser visto como uma expressão do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).1 Um sofredor deste transtorno tem uma forte necessidade de contar suas ações ou os objetos em seu redor.
Dismorfofobia
Também denominada transtorno dismórfico corporal ou síndrome da distorção da imagem, é um transtorno psicológico caracterizado pela preocupação obsessiva com algum defeito inexistente ou mínimo na aparência física.
Entre estes pacientes, figuram os principais responsáveis pela procura de cirurgiões plásticos e de dermatologistas para tratamentos estéticos, que acabam não ficando satisfeitos com tratamento algum.
Histeria
Segundo a Psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc. Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo. Foi intensamente estudada por Charcot e Freud.
Transtorno Explosivo Intermitente
Transtono psiquiátrico, onde a pessoa, nos momentos de raiva, não consegue conter seu comportamento e acaba perdendo o controle: xinga, berra, ameaça, destrói objetos, ataca fisicamente as pessoas. Possui as seguintes características.
1 Apesar de não premeditar, depois desses ataques percebe que exagerou nas atitudes e sente vergonha, culpa e arrependimento.
2 Seus ataques de raiva nada têm a ver com o uso de álcool ou de drogas.
3 Apesar desses comportamentos, o portador do transtorno não tem problemas sérios com a Justiça.
4 Geralmente, na família há pessoas que apresentam o mesmo problema.
Transtorno somatoforme
É a classificação médica para doenças que persistem apesar dos transtornos físicos presentes não explicarem nem a natureza e extensão dos sintomas, nem o sofrimento e as preocupações do sujeito. Está associado à busca persistente de assistência médica e de familiares e amigos.
Os transtornos somatoformes podem ser divididos em :

Transtorno de somatização ou Síndrome de Briquet - Transtorno caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo.

Transtorno hipocondríaco - Preocupação persistente com a presença eventual de um ou de vários transtornos somáticos graves e progressivos. Os pacientes manifestam queixas somáticas persistentes ou uma preocupação duradoura com a sua aparência física. Tipos:
Transtorno de somatização ou Síndrome de Briquet
Transtorno hipocondríaco
Transtorno neurovegetativo somatoforme
Transtorno doloroso somatoforme persistente
Transtorno dismórfico corporal
Transtorno somatoforme indiferenciado
Vigorexia, Bigorexia ou transtorno dismórfico muscular
Ocorre quando o volume e a intensidade de exercício físico praticado por um indivíduo excede a sua capacidade de recuperação, e pode estar associada a uma auto-imagem um tanto distorcida e a um transtorno psicológico similar a anorexia
Transtorno de Personalidade Borderline
(Significa "fronteira" ou "limite" em inglês) Transtorno de Personalidade Limítrofe, chamado de "transtorno de personalidade emocionalmente instável". É um transtorno de personalidade no qual há uma tendência marcante a agir impulsivamente e sem consideração das consequências, juntamente com acentuada instabilidade afetiva. Outros sintomas podem incluir um intenso medo de abandono e intensas raiva e irritabilidade que outros têm dificuldade em compreender a razão. As pessoas com TPL muitas vezes se envolvem da idealização e desvalorização de outros, alternando entre uma alta consideração positiva ou uma grande decepção. Automutilação e comportamento suicida são comuns.
Transtorno de personalidade histriônica
(TPH) é definido pela Associação Americana de Psiquiatria como um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão de emocionalidade excessiva e necessidade de chamar atenção para si mesmo, incluindo a procura de aprovação e comportamento inapropriadamente sedutor, normalmente a partir do início da idade adulta. Tais indivíduos são vívidos, dramáticos, animados, flertadores e alternam seus estados entre entusiásticos e pessimistas.
Podem ser também inapropriadamente provocativos sexualmente, expressarem emoções de uma forma impressionável e facilmente influenciados por outros. Entre as principais características relacionadas estão egocentrismo, desorganização egóica, auto-indulgência, anseio contínuo por admiração, e comportamento persistente e manipulativo para suprir suas próprias necessidades.
Transtorno de Personalidade Esquiva
É um transtorno de personalidade caracterizado por um padrão predominante de inibição social (timidez), sentimentos de incapacidade, sensitividade extrema a críticas ou repreensões, e uma tendência à solidão ou isolamento. Pessoas que apresentam o transtorno de personalidade esquiva vêem a si mesmas como socialmente ineptas e não atraentes e evitam contato social por medo de serem ridicularizadas, humilhadas ou desprezadas.
Transtorno de Personalidade Dependente
Antigamente conhecido como "Transtorno de Personalidade Astênico (astenia é fraqueza em latim) ou passiva. É um transtorno de personalidade caracterizado por uma excessiva dependência de outros para tomar decisões, baixa auto-estima, medo patológico de ser abandonado(a), submissão passiva às vontades do outro e dificuldade em expressar as próprias vontades e necessidades.
Autonepiofilia
É uma psicopatologia ou uma parafilia, consistindo no desejo ou excitação do indivíduo ao ser tratado como criança ou bebê, usando fraldas e outros acessórios infantis. Também pode ser conhecido como anacletismo ou Infantilismo.
Catatonia
É uma perturbação do comportamento motor que pode ter tanto uma causa psicológica ou neurológica. A sua forma mais conhecida envolve uma posição rígida e imóvel que pode durar horas, dias ou semanas. Mas também pode se referir a agitação motora sem propósito mesmo sem estímulos ambientais. Uma forma menos extrema de catatonia envolve atividade motora muito lenta.
Alotriofagia
Conhecida como "Pica" ou "alotriogeusia", é uma afecção rara entre seres humanos, de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (isto é, solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diversos tipos de farinha, de tuberosas cruas (como batatas), amidos (por exemplo de milho ou de mandioca), etc.
A pica pode ser observada em todas as idades, mas especialmente em mulheres grávidas e em meninos e meninas, mas especialmente em crianças sofrendo dificuldades no desenvolvimento infantil.

O nome pica vem do latim e significa pega, um pássaro do hemisfério norte conhecido por comer quase tudo o que encontra pela frente.
Pagofagia
É uma necessidade obsessiva em consumir gelo, sendo por isso uma variante da pica. Estudos científicos mostram que a pagofagia pode ser sinal que um baixo nível de ferro, pelo que, normalmente este distúrbio se verifica em pessoas anémicas. Ainda uma teoria em desenvolvimento, sabe-se que uma deficiência grave de ferro provoca alterações na mucosa esofágica e pensa-se que líquidos gelados, de alguma forma, acalmam o desconforto esofágico.
Transtorno de transe e possessão
"Transtorno de Transe Dissociativo". É um transtorno dissociativo caracterizado por uma perda transitória da consciência de sua própria identidade, associada a uma conservação perfeita da consciência do meio ambiente. Apenas estados de transe involuntários e não desejados são considerados transtorno, não deve ser classificado como doença quando ocorre apenas em situações adequadas ao contexto cultural ou religioso do sujeito.
Tricotilofagia
É um transtorno em que a pessoa come seu próprio cabelo. É, na maioria das vezes, acompanhada pela Tricotilomania, que é o estado mórbido de quem arranca seus próprios cabelos.
Licantropia clínica
É uma rara síndrome psiquiátrica na qual a pessoa afetada sofre a ilusão de poder se transformar, ou de fato ter se transformado, em um animal, ou que tal pessoa é, de alguma forma, um animal.1 A palavra é derivada da condição mitológica da Licantropia, uma aflição sobrenatural na qual as pessoas se transformam fisicamente em lobisomens. A palavra zooantropia é algumas vezes usada para a ilusão de que uma pessoa se transformou em um animal qualquer, e não especificamente em um lobo.
Síndrome de Ekbom
É uma forma particular de psicose, também chamada de delírio de parasitose. Causa no portador a alucinação de estar infestado por parasitas. Pode ser provocada pelo uso de substâncias estupefacientes e anti-hipertensivos. A manifestação foi denominada cocaine bug, tamanha a freqüência com que ocorre em usuários de cocaína e anfetaminas. Nesses casos, os sintomas da psicose surgem associados a tremor e febre
Saliência aberrante
É uma desordem de nível psiquátrico que, em muitos casos, estão intimamente ligados à patologias psicóticas. O paciente pode relatar os sintomas de maneiras bem bizarras, como o atraso da visão em relação ao corpo, ou que, de alguma forma, os sentidos estão desconectados. Outros sintomas como redução na sensibilidade, estranhamento ao olhar-se no espelho, ação por instinto, apesar de controlar perfeitamente suas atividades e diferente persepção do mundo e de tudo que acontece ao seu redor também são apontados.
Distúrbio de Atraso Crônico
É um distúrbio psicológico que atinge a alguns humanos. Pessoas que sofrem deste distúrbio tendem a subestimar o tempo que levam para finalizar uma tarefa, o que acaba fazendo-as se atrasarem para atividades rotineiras.
Especialistas afirmam que este distúrbio é causado pela mesma parte do cérebro afetada por aqueles que sofrem com o Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), por isso elas não conseguem avaliar corretamente o tempo que vão levar para executar suas atividades
Enteógeno
É o estado xamânico ou de êxtase induzida pela ingestão de substâncias alteradoras da consciência.
A palavra que significa literalmente "manifestação interior do divino", deriva de uma palavra grega obsoleta, da mesma raiz da palavra "entusiasmo", que refere à comunhão religiosa sob efeito de substâncias visionárias ou à ataques de profecia, e paixão erótica. Entretanto este termo foi proposto como uma forma elegante de nomear estas substâncias, sem tachar pejorativamente costumes de outras culturas.
Síndrome de Estocolmo
É um estado psicológico particular desenvolvido por algumas pessoas que são vítimas de sequestro. A síndrome se desenvolve a partir de tentativas da vítima de se identificar com seu raptor ou de conquistar a simpatia do sequestrador. Pode ser também chamado assim uma serie de doenças psicológicas aleatórias.
A síndrome recebe seu nome em referência ao famoso assalto de Norrmalmstorg em Norrmalmstorg, Estocolmo em 1973. Nesse acontecimento, as vítimas continuavam a defender seus raptores mesmo depois dos seis dias de prisão física terem terminado.
Psicologia
É o estudo do comportamento e dos processos mentais (experiências subjetivas inferidas através do comportamento)".1 O principal foco da psicologia se encontra no indivíduo, em geral humano, mas o estudo do comportamento animal para fins de pesquisa e correlação, na área da psicologia comparada, também desempenha um papel importante.
A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Cabe agora definir tais termos:
Dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos empíricos.
Comportamento é a atividade observável (de forma interna ou externa) dos organismos na sua busca de adaptação ao meio em que vivem.
Dizer que o indivíduo é a unidade básica de estudo da psicologia significa dizer que, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo permanece o centro de atenção - ao contrário, da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.
Psicanálise
É um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da Psicologia, que tem origem na Medicina, desenvolvido por Sigmund Freud, médico que formou-se em 1882, trabalhou no Hospital Geral de Viena e teve contato com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose.
Freud, médico neurologista austríaco, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:
um método de investigação da mente e seu funcionamento;
um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
um método de tratamento psicoterapêutico.

Essencialmente é uma teoria da personalidade e um procedimento de psicoterapia; a psicanálise influenciou muitas outras correntes de pensamento e disciplinas das ciências humanas, gerando uma base teórica para uma forma de compreensão da ética, da moralidade e da cultura humana.
Psicoterapia
(mente + curar; primeira referência ca. 1890) É um tipo de terapia usado com a finalidade de tratar problemas psicológicos tais como depressão, ansiedade, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental.1 É processo dialético efetuado entre um profissional psicólogo/médico - o psicoterapeuta - e o cliente - o paciente (ver também: médico psicólogo).
Psicobiologia
É uma ciência que se dedica à pesquisa experimental da base biológica dos processos mentais - sendo assim interdisciplinar por definição, envolvendo a psicologia, a fisiologia e a biologia.
A pesquisa biopsicológica estuda a influência das estruturas e processos biológicos - por exemplo os sistemas nervoso, circulatório, endócrino e imunológico - sobre o comportamento, atenção, cognição, aprendizagem, memória, emoção, sensação, percepção, sonhos, etc. E vice-versa, a influência destes processos mentais sobre os processos e estruturas fisiológicos.