• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/26

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

26 Cards in this Set

  • Front
  • Back

Defina a Sociologia.

Ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou diferentes grupos que estudam a sociedade. Visa estudar o homem como criatura social estudando as formas humanas de interação.

Quais transformações económicas e políticas ocorridas no final do século XVIII colocaram em destaque mudanças significativas da vida em sociedade em relação as suas formas passadas baseadas em tradições.

Revolução Industrial e Revolução Francesa.

Quando e porque surge a Sociologia? A que esta vinculado seu surgimento?

No século XIX, para entender as mudanças ocorridas durante as revoluções industriais e francesa e explica-las seu surgimento esta associado a consolidação do capitalismo.

Quais as Linhas Mestras explicativas da realidade social e quais sao seus autores.

Positivista-Funcionalista tendo como fundador Auguste Comte e seu principal expoente clássico em Emile Durkheim de fundamentação analítica.



Sociológia-Compreensiva, Max Weber



Sociológica-Dialetica, Karl Marx

Qual marco o surgimento da sociologia representa?

Uma mudança na maneira de se pensar a realidade social

Faça uma explanação sobre as características da sociologia positivista de Auguste Comte

- Nega que explicação dos fenómenos naturais assim como os sociais, provenham de um so princípio.



- Comte usaria a observação, experimentação, comparação e classificação como métodos para compreensão da realidade social.



- Afirmou que os fenómenos sociais podem e devem der vistos como outros fenómenos da natureza, que obedecem a leis gerais, e que isso nao reduziria estes fenómenos sociais a outros fenómenos naturais.

Quais pontos do pensamento de Emile Durkheim podemos destacar.

- Todos elementos da sociedade incluindo a fé e a moralidade, fazem parte do mundo natural negando-lhes uma origem transcendental e que por isto poderiam ser estudados cientificamente.



- A sociologia é uma ciência de estudo das instituições, e esta seria "todas as crenças e todos os modos de conduta estabelecidos pela coletividade "



- Consciência Coletiva seria a fusão das consciências individuais.



- Para analisar o conteúdo da realidade psíquica que a consciência coletiva apresentava, propôs o que veio a ser chamado de Fato Social.

Max Weber buscou na sociologia a resolução de um problema, a unificação do estado alemão e que papel isto desempenharia nas relações da Alemanha com as outras nações. O que resultou suas observações?

- Concluiu um entendimento de Senso Social que enfatiza a figura do agente da ação e como as ações dos homens carregam intenções e propósitos, e como poderia entender isto.



- A sociologia é uma ciência dos individuais agindo socialmente. Uma relação social se estabelece quando um indivíduo age com outro.



A ação social de Weber é muito diferente do Fato Social de Durkheim, exponha as características que as tornam tão distintas.

Uma vez que o Fato social de Durkheim, é exterior e se impõem ao indivíduo como algo que rlrnfeva realizar sob pena de ficar fora do meio.


A ação social é centrada no agente, enfatizando-o.

Weber acreditava que o Marxismo ficava muito preso aos fenómenos económicos. Tinha uma ideia de causalidade que era..

Os fenómenos económicos determinam os outros e o Capitalismo exerce a função de racionalização da vida.

Como analogia, weber percebeu no modo de funcionamento de uma fábrica uma manifestação da racionalização proporcionada pelo capitalismo, esta poderia ser notada em vários outros aspectos da sociedade, como burocracia maneira organizacional do estado e que permitia. ..

A previsibilidade, algo essencial para o capitalismo, para ação económica e para garantia de rendimentos.

Weber via um grande risco no comportamento burocrático, porque? Como propunha uma solução para tal risco?

Porque, uma vez que este perpetua esta relação tornando-a estanque e ineficiente, em contra partida acreditava que a politica podia promover novas formas fe racionalização das ações sociais e assim a melhoria do conjunto.

Assim como Marx e Durkheim, weber se preocupava com a educação e acreditava que esta era essencial para duas coisas. Quais?

Para transformação do ser humano como indivíduo autónomo e por outro lado o indivíduo deveria estar ligado politicamente a sua nação.

Para Max Weber qual era a sociedade ideal?

Aquela que em suma as pessoas pudessem ter pontos de vistas radicais e sendo respeitadas por outras pessoas que também defendessem suas idéias radicais.

Qual foi o alvo da análise de Karl Marx

A exploração do trabalho por trabalhadores assalariados

Qual a importância de Karl Marx para a sociologia

Seu entendimento de que o capitalismo produz uma primeira relação social a qual se derivam todas as outras e esta relação é de assalariamento ou compra e venda de força de trabalho

Que tipo de problema estava implícito na análise de Karl Marx

Explicar a dinâmica da sociedade que se transforma de maneira revolucionária por força de mudanças econômicas

Qual a força propulsora das mudanças econômicas que transformam a sociedade Para Karl Marx

Determinada classe ou conjunto de indivíduos

O que segundo Marx produz e Move à estrutura social

A venda da força de trabalho e esta relação de interdependência entre as classes sociais

o que a burguesia representa e qual a sua criação histórica

O capitalismo é uma criação histórica da burguesia esta se relaciona com quem efetivamente produzir a organizando esse conjunto de trabalhadores dispersos resultando em serviços e produtos e também uma nova configuração social portanto a burguesia representa uma nova classe social

O que Karl Marx acreditava

Que a procura das relações não evidentes evidenciava e permitir a melhor entendimento daquelas que são evidentes acreditava também que Inexoravelmente classes recém-criadas em certo momento reconfigurariam a forma de sociedade transformando-a em algo diferente do que é

Dentro desta análise surge o Marxismo pregando o conceito de sociedade em que homens não explorem uns aos outros qual

Uma sociedade socialista Onde esta relação de interesses não estivesse centrada no capitalismo e que nem o estado seria centralizador e coordenador desta sociedade esta seria a última instância do progresso social uma associação livre de homens livres não mais sujeitos a qualquer forma de dominação externa

O que é identidade

Conjunto de características que são comuns a um grupo ou indivíduo que torna uma espécie singular dentro da sociedade o sistema

O que é diversidade

É o conjunto das diversas identidades e a multiplicidade destes seres ou o compartilhamento das diferenças no âmbito do relacionamento

Quais as consequências do respeito e do Não respeito à diversidade

Uma consequência do respeito à diversidade é a construção e fortalecimento da identidade humana promovida pela comunicação interação e troca de Visões de mundo e culturas por outro lado o Não respeito à diversidade produz isolamento social criando Barreiras para o desenvolvimento de um novo modelo de sociedade que respeita o diferente como uma condição de igualdade fundamental

Como surgiu as principais formas do Estado

Quando se tornou possível centralizar o poder em uma forma forma duradoura