• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/15

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

15 Cards in this Set

  • Front
  • Back
Quando o coração aparece e começa a funcionar?
meados da terceira semana; no início da quarta semana
O sistema cardiovascular é derivado principalmente de:
mesoderma esplâncnico, mesoderma para-axial e lateral, células da crista neural
Como ocorre a formação dos vasos sanguíneos?
Células mesenquimais se diferenciam em precursoras de células endoteliais, os angioblastos, que se agregam e formam grupos de células angiogênicas, as ilhotas sanguíneas. Dentro das ilhotas se formam pequenas cavidades. Os angioblastos se achatam tornando-se células endoteliais e formam o endotélio (obviamente). As cavidades revestidas por endotélio logo se fundem para formar redes de canais endoteliais (vasculogênese). Vasos avançam para áreas adjacentes por brotamento endotelial e se fundem com outros vasos (angiogênese).
Fase de plexo
Cerca de 18 dias de desenvolvimento, células mesenquimais começam a proliferar formando aglomerados, que se proliferam e se fundem, formando estruturas alongadas, levando a transformação das ilhotas em cordões angiogênicos. Na região da área cardiogenica as ilhotas se formam de forma muito mais consistente, que se fundem formando o plexo cardíaco. (cordões = organização das estruturas rudimentares dos vasos, enquanto na área cardiogenica essas estruturas ficam muito arborizada – dai o nome de fase de plexo).
Tubos endocárdicos
Resultam da cavitação dos cordões angioblásticos, evento que ocorre nos dois cordões e na região de plexo superiormente
Fase de tubo endocárdico
Dois cordões formando os tubos, aortas dorsais. Ocorrerá fusão dos dois tubos e formará o coração primitivo. O tubo começa a liberar sinal que induz a diferenciação desse mesoderma, para formar o mesoderma cardiogênico, que irá formar o miocárdio (onde ocorre a manutenção de uma única luz na região dos dois tubos que se fundiram, formando um único tubo mais robusto = coração). Só irá passar para a fase de alça quando esse tubo se dobra para caber na cavidade celômica. O que sobrou da parede do tubo endocárdico irá formar o endocárdio (revestimento esplâncnico da víscera feita pela própria parede do tubo). A luz do tubo irá formar as câmaras do tubo
Fase de alça cardíaca
O ventrículo que estava localizado acima do átrio cresce em comprimento muito mais rápido. A foramçaão das estruturas da face comprima a área cardiogênica e ocorrerá o dobramento dessa estrutura. Ventrículo passa a ser inferior e ventral enquanto o átrio se localiza dorsalmente (ocorreu inversão das câmaras cardíacas, mas não é o átrio que sobe, o ventrículo é que desce).
Angiogênese
Proliferação da parede de vasos, ramificando-se e formando novos circuitos.
Vasculogênese
Formação de novos vasos.
O que drena para o coração tubular? (seio venoso)
3 pares de veias:
- veias vitelínicas: sangue pouco oxigenado a partir do saco vitelínico
- veias umbilicais: sangue oxigenado a partir do primórdio da placenta
- veias cardinais comuns: sangue pouco oxigenado do corpo do embrião
Septo primário
Parte dorsocefálica do átrio primitivo. Estrutura que vai se estabelecendo inferiormente, separando o grande átrio em dois
Forame primário e secundário
Forame primário entre a borda inferior do septo e os coxins endocárdicos (se aproxima mas não encosta). A medida que o septo vai crescendo e encontra o coxim o forame primário foi desaparecendo. Foi ocorrendo a reabsorção de células do teto do septo primário, formando o forame secundário e continua ocorrendo mistura entre o sangue dos dois átrios.
Septo secundário
Começam a brotar de novo do septo e do dorso do átrio comum uma nova membrana: septo secundário, que se estende mais ventralmente do teto do átrio, e consegue se sobrepor ao forame secundário, mas não o obliterando completamente. Posteriormente esse é o forame oval.
Tetralogia de Fallot
Não fechamento do tubo neural > não estabelecimento das cristas neurais > não migração das células da crista neural> ausência de caixa torácica, ausência de elementos da face, não separação do tronco arterioso (patológico). Quadro: 4 características - Estenose pulmonar; Aorta que se sobrepõe ao defeito septal ventricular; Defeito septal ventricular (DSV); Hipertrofia do ventrículo direito;
Forame oval patente
Septo muito pequeno ou forame muito grande. Mesmo que aconteça pressão, há mistura dos dois sangues, criando insuficiência cardíaca nesse individuo (há passagem do sangue do AE para o AD).