• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/5

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

5 Cards in this Set

  • Front
  • Back

O neoconstitucionalismo se desenvolveu a partir do século XXI, como uma nova perspectiva em relação ao constitucionalismo. Pode-se afirmar que a partir de então a hierarquia entre normas constitucionais e infra deixou de ser apenas formal e se tornou também axiológica?

Sim. O caráter ideológico do neoconstitucionalismo é fazer valer a normatividade da constituição como forma de concretização da proteção aos direitos fundamentais em todos os ramos do direito. Parafraseando Lenza: visa-se não somente atrelar o constitucionalismo a ideia de limitação do poder político, mas sobretudo, a eficácia da constituição deixando o texto de ser meramente retórico e passando a ser mai efetivo sobretudo diante da expectativa de concretização dos direitos fundamentais.

Com o advento do neoconstitucionalismo supera-se a ideia de Estado Legislativo passando a um Estado Constitucional, com a constituição sendo o centro do sistema.


Certo ou errado?

Certo. A constituição deixa de ser um documento meramente formal e passa a ter uma carga axiológica, ou seja, A lei, e de modo geral, os Poderes Públicos devem interpretar tudo a partir da Constituição, o seu espírito e deus valores.

Pôde-se afirmar que com o neoconstitucionalismo a Constituição adquiriu caráter de norma jurídica ditada de imperatividade, superioridade e centralidade?

Sim. Tudo deve ser interpretado conforme a Constituição.

Considerando que a Constituição passa a ter um caráter axiológico com o advento do neoconstitucionalismo, quais são os principais valores dentro dessa noção?

Promoção da dignidade humana e proteção aos direitos fundamentais, especialmente após a segunda guerra.

O neoconstitucionalismo identifica um conjunto amplo de transformações ocorridas no Estado e no direito constitucional. Barroso destaca três marcos fundamentais que definem tal trajetória. Quais são eles?

Histórico


Filosófico


Teórico