• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/147

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

147 Cards in this Set

  • Front
  • Back
O que é Economia?
A Economia é uma ciência social que estuda a produção de bens e serviços, a distribuição desses bens para o mercado consumidor, bem como, a comercialização dos mesmos.
Qual o Conceito de Economia?
Trata-se de uma Ciência Social que estuda como as pessoas ou os diferentes segmentos populacionais, decidem utilizar os recursos produtivos (normalmente escassos), na produção de bens e serviços para o atendimento das necessidades desses vários segmentos da sociedade.
O que são Fatores de Produção?
Também conhecido como Recursos Econômicos ou Recursos Produtivos, são elementos utilizados na produção de bens e serviços.
O que são os Recursos Naturais? (Terra)
Diz respeito aos recursos obtidos da natureza: recursos retirados das florestas (madeira), recursos minerais, recursos hídricos, solo para fins agrícolas, energia do sol, energia dos ventos, etc.
O que são os Recursos Humanos? (Trabalho)
Inclui toda a atividade humana (ou seja, o esforço humano físico e mental) empregada na produção de bens e serviços
O que são Bens de Capital?
são bens utilizados para a produção de outros bens que irão satisfazer as necessidades humanas (Por Exemplo: máquinas, equipamentos, instalações fabris, instalações prediais, a serviço do processo produtivo, de bens e serviços)
Qual o conceito de Tecnologia para a macroeconomia?
Tecnologia (técnicas de produção), conhecimento técnicos e administrativos, empregados nos processos de produção de bens e serviços. A tecnologia é obtida através da Pesquisa... (Ciência).
O que são Bens?
É tudo aquilo que se deriva do processo de produção, através do emprego dos recursos produtivos.
O que são Serviços?
São atividades ligadas ao setor terciário da Economia e são intangíveis.
Diferencie Bens Livres de Bens Econômicos
O Bens Livres são bens ilimitados como, por exemplo, o ar, o sol, água do mar e são encontrados com maior facilidade. Os Bens Econômicos são escassos e são bens produzidos, tem uma forma e possuem preço de mercado.
Bens de Consumo
São bens destinados a satisfação das necessidades dos consumidores, podendo ser duráveis ou não.
Bens Intermediários
São bens que necessitamde transformação para atingirem
Características da Fisiocracia
Caracterizada pela frase “laissez faire”, “laissez passer” (deixai fazer e deixar passar). Defendia a existência de um mercado livre nas trocas comerciais internacionais, ao contrário do forte protecionismo do período mercantilista.
O Modelo Fisiocrata
A agricultura era o verdadeiro e único modo de gerar riquezas pelo fato de que a mesma proporcionava grandes lucros e exigia poucos investimentos, por isso deveria ser valorizada, contrariando assim, o pensamento mercantilista da acumulação de metais13.
O que os Fisiocratas defendiam
Os fisiocratas defendiam um imposto único que deveria incidir sobre a propriedade; o livre comércio, a livre empresa fora do controle governamental; que o Estado deveria cuidar somente da manutenção da ordem, da distribuição da justiça, e controlar as despesas públicas, além do combate explícito as idéias e práticas mercantilistas, priorização da agricultura e divisão de classes.
Escola Clássica
A Escola Clássica centralizou a abordagem teórica do valor, cuja única fonte original era identificada no trabalho em geral. Para Smith, a verdadeira fonte de riqueza de um país, somente poderia ser alcançada através do trabalho: aumento da produtividade e extensão de sua especialização.
Príncipios da Escola Clássica
Princípios do liberalismo e do individualismo. Acreditava-se num sistema de liberdade econômica, através de um mecanismo impessoal de mercado – “Mão Invisível” – conseguiria harmonizar os interesses individuais. Foram os precursores da moderna Teoria Econômica, composta de um conjunto científico e sistematizado
O que defendia a Escola Clássica?
A mais ampla liberdade individual; o direito inalienável à propriedade; a livre iniciativa e a livre concorrência; a não intervenção do Estado na economia, isto é, que a Economia deveria ser baseada nas leis de mercado e que o Estado não deveria intervir nas leis desse mercado e nem na prática econômica
Karl Marx
Inspirou muitos países a empreenderem a revolução socialista, na intenção de coletivizar as riquezas e distribuir justiça social. O resultado dessa revolução, porém, não aconteceu conforme o esperado pelas sociedades desses países
Período Neoclássico/Escola Neoclássica
Destacou questões como Estudos do Comportamento do Consumidor e dos Produtores, Teoria do Capital e dos Juros, Teoria do Desenvolvimento Econômico, Teoria do Equilíbrio Geral, Teoria da Utilidade Marginal, Teoria da análise econômica da demanda.
Keynesianismo
Trazia o pensamento de revisar e modernizar as teorias liberais lançadas pela economia clássica. A premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores.
O que Keynes defendia?
Defendia a necessidade de o Estado buscar formas para conter o desequilíbrio da economia. Defendia que o Estado deveria atuar de forma ativa para ajudar criar empregos, e baixar a taxa de juros, que o nível de emprego numa economia capitalista, dependia da demanda por bens e serviços, para a qual deveria existir uma capacidade de pagamento como contrapartida. Defendia também, o controle do Estado na Economia, de forma branda, no sentido de corrigir as eventuais deficiências da atividade privada.
Desenvolvimento econômico
Estuda os novos modelos de desenvolvimento que possam melhorar a vida dos diferentes segmentos da sociedade. Estuda ainda, a evolução tecnológica, crescimento da renda por pessoa e distribuição de renda. Foco em questões estruturais e de longo prazo.
Lado Real (Mercado de Bens e Serviços, Mercado de Trabalho)
Analisa e cuida dos mercados de bens e serviços e do mercado de trabalho e suas variáveis determinantes são produto nacional; nível geral de preços; nível de emprego; e salários nominais.
Lado Monetário (Mercado Financeiro e Mercado de Divisas)
Analisa e cuida do mercado financeiro (monetário e títulos) e do mercado de divisas, cujas variáveis determinantes são as taxas de juro; estoque de moeda; e taxa de câmbio.
Objetivos/Metas de Política Macroeconômica
1. Geração de Alto Nível de Emprego;
2. Estabilização de Preços;
3. Crescimento Econômico;
4. Eficiência Produtiva; e
5. Distribuição de Renda.
Geração de Alto nível de Emprego
As pessoas desempregadas ficam sem renda, e consequentemente sem o poder de compra. Isto é muito rum para o conjunto da economia pois o consumo e a demanda por bens e serviços caem, e isto tende a trazer mais desemprego.
Tipos de Desemprego
Desemprego Conjuntural;
Desemprego Friccional;
Desemprego Estrutural; e
Desemprego Sazonal.
Desemprego Conjuntural (cíclico ou involuntário ou keynesianismo)
Desemprego momentâneo. Normalmente é um desemprego causado por períodos de recessão na economia de um país. Geralmente as pessoas desejam trabalhar mas não encontram postos de trabalho.
Desemprego Friccional (taxa natural de desemprego)
Trata-se de uma taxa de desemprego considerada como “normal” ou “natural”. Consiste de pessoas que estão desempregadas temporariamente: seja porque estão procurando emprego; seja porque estão mudando para outro emprego; seja pela incapacidade de resposta da economia em permitir abertura de postos de trabalho. Resulta das imperfeições do mercado de trabalho.
Desemprego Estrutural (tecnológico)
Decorrente de problemas estruturais na economia dos países. Normalmente este desemprego é causado pelo desequilíbrio entre o desenvolvimento tecnológico e a qualificação ou localização da força de trabalho
Desemprego Sazonal
Trata-se de um tipo de desemprego encontrado em certo tipo de atividade econômica, bem como, em certas épocas do ano
Taxa de Desemprego
Td = (Desempregados/PEA) * 100

PEA = População Economicamente Ativa
Estabilizar Preços
Estabilizar preços significa utilizar políticas e mecanismos adequados para conter os processos inflacionários, as distorções sobre a renda em geral, e sobretudo, a renda do trabalhador. É necessário para crescimento estável da economia, bem como evitar a "fuga" de capitais e investimentos para outros países.
Crescimento Econômico
O crescimento econômico deve ser estimulado através de políticas econômicas que possam promover a capacidade produtiva do país, através da disponibilização de mais recursos, do desenvolvimento (melhoria) de tecnologias, da organização da produção, da criação de condições para capacitar melhor os recursos humanos.
Crescimento Econômico proporciona
Aumento da Produção Econômica;
Aumento do Nível de Poupança;
Crescimento da Renda Nacional por Indivíduo;
Aumento da capacidade produtiva; e
Melhoria na Eficiência da Capacidade Organizacional das Empresas.
Eficiência Produtiva
Diz respeito à obtenção do máximo de resultados tanto em nível quantitativo como qualitativo na produção de bens e serviços. Tem ligação a política industrial.
Distribuição de Renda
Distribuir renda de forma socialmente justa e da melhor forma possível, entre os participantes e promotores do processo de produção econômica de bens e serviços de um país. O grau de concentração de renda dos países pode ser mensurada através do índice de Gini, esse índice é calculado com base na curva de Lorenz onde é mostrado a relação entre os segmentos populacionais e suas respectivas participações na renda nacional.
Teoria do Bolo
O governo da época (1967 - 1973), preconizava o crescimento da renda para depois distribuí-la (este fato ficou conhecido como teoria do bolo)
Quais são os Instrumentos de Política Macroeconômica?
1. Política Fiscal;
2. Política Monetária;
3. Política Cambial e Comercial;
4. Política de Renda;
O que são Instrumentos de Política Macroeconômica?
Os instrumentos de política macroeconômica permitem que o governo possa atuar na economia no sentido de promover o crescimento econômico, o emprego, a distribuição de renda, controlar a inflação, entre outras coisas.
O que é a Política Fiscal?
É embasada em leis, portarias e a outros meios legais que os governos dos países dispõem para arrecadar impostos, estruturar o nível de tributação e inibir ou estimular os gastos do setor privado, estruturar sua própria política de gastos e controlar suas próprias despesas.
Qual os objetivos da Política Fiscal?
Propiciar a estabilidade da moeda, ajudar na obtenção de uma situação de pleno emprego, e de outras questões correlatas, como por exemplo, controlar a quantidade de moeda em circulação na economia.
Para REDUZIR a Inflação:
MEDIDA FISCAL A SER TOMADA PELO GOVERNO:
- Diminuir os gastos públicos
- Aumentar a carga tributária

RESULTADO ESPERADO:
- Redução dos investimentos
- Inibição do consumo das famílias
Para estimular o CRESCIMENTO do emprego:
MEDIDA FISCAL A SER TOMADA PELO GOVERNO:
- Aumentar os gastos públicos
- Diminuir a carga tributária

RESULTADO ESPERADO:
- Aumento da renda global
Para DISTRIBUIR melhor a RENDA:
MEDIDA FISCAL A SER TOMADA PELO GOVERNO:
- Aumentar os gastos públicos em regiões necessitadas

RESULTADO ESPERADO:
- Favorecer certos segmentos da sociedade, gerar emprego e renda.
O que é a Política Monetária?
São medidas utilizadas pelo governo, dispostas através de meios legais, assim como, da atuação do governo do país na economia através de seus bancos centrais.
Qual o objetivo da Política Monetária?
Objetivam uma série de questões como: controlar o volume e a oferta de moeda, a oferta de crédito, as taxas de juros e também a inflação.
Meios de intervenção do Governo pela Política Monetária
1. Controlar a emissão e moedas ou dinheiro em circulação;
2. Controle dos títulos públicos em operação no mercado;
3. Regulação dos redescontos ou fixando uma taa de redesconto;
4. Regulamentando o crédito e contrlando as taxas de juros;
5. Regulando as operações no mercado financeiro;
6. Regulando o depósito compulsório ou taxa de reserva.
Controlar a emissão e moedas ou dinheiro em circulação
A emissão de moeda de forma desordenada geralmente está vinculada ao financiamento do déficit orçamentário do governo, e essa prática, gerar inflação, (inflação de demanda)
Controle dos títulos públicos em operação no mercado
Diz respeito as operações no “mercado aberto” feitas pelo Banco Central. Trata-se de uma forma de o governo reduzir a quantidade de dinheiro em poder do público e dos bancos, ou se for o caso, fazendo o contrário, isto é, se houver pouca oferta monetária o governo compra esses títulos o que faz injetar mais dinheiro no sistema
Regulação dos redescontos ou fixando uma taa de redesconto
Trata-se de uma operação de “socorro” (empréstimo) feito pelo Banco Central aos Bancos Comerciais, quando estes não conseguem os volumes de recursos derivados dos depósitos das famílias necessários para suas operações68. Na verdade o dito “redesconto” é uma taxa de juros cobrada sobre esses empréstimos pelo Banco Central
Regulamentando o crédito e controlando as taxas de juros ou fazendo o controle seletivo do crédito
Trata-se do controle das autoridades monetárias sobre o volume de dinheiro a ser emprestado à população70. Um dos objetivos, entre outros, é o de evitar “explosão de consumo” e conseqüentemente o aumento da inflação (inflação de demanda neste caso).
Regulando as operações no mercado financeiro
Diz respeito à intervenção do Banco Central no sentido de regular esse mercado...
Regulando o depósito compulsório ou taxa de reserva
Trata-se do controle do Banco Central sobre o percentual de volume de dinheiro que deve ser depositado no próprio Banco Central. Objetivo: Restringir o volume de dinheiro em circulação, e portanto, restringir o crédito ao consumidor e para as empresas (medida de combate a inflação).
AJUDAR A CONTROLAR A INFLAÇÃO ATRAVÉS DA POLÍTICA MONETÁRIA
Governo: Aumentar o depósito compulsório
Resultado: Disponibilização de menos dinheiro para o crédito
BUSCAR O CRESCIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS
Governo: Diminuir o depósito compulsório
Resultado: Aumento da oferta de moeda facilitando o crédito e disponibilizando mais moeda na economia
O que é a Política Cambial?
Tem como principal elemento a taxa de câmbio e serve para que os governos dos países possam controlar o valor da moeda de seus países e da moeda estrangeira.
Quais são as taxas de Câmbio?
Taxa Flutuante, Taxa Fixa e as Bandas.
O que é a Taxa Flutuante?
É a taxa utilizada pelo Brasil e o valor da moeda é determinado pelas leis do mercado, como se fosse uma mercadoria (para exemplificar: mais oferta de dólar o seu preço tende a cair e mais demanda por dólar o seu preço tende a subir).
O que é a Taxa Fixa?
A taxa não varia.
O que são as "bandas"?
São taxas limitadas a mínimos e máximos de câmbio.
O que é a Política Comercial?
Diz respeito a um leque de medidas e tratados de relações comerciais entre os países, com vistas a ampliação e desenvolvimento do comércio com as nações do resto do mundo.
Criar tributação para o setor importação (TEC)
Medida de política comercial
Criar mecanismos para estimular as exportações e inibir as importações (se necessário)
Medida de política comercial
Fixar ou não as taxas de câmbio
Medida de política cambial
Estabelecer diretrizes para o setor logístico
Medida de política comercial
Estabelecer mecanismos de negociação internacional
Medida de política comercial
Desvalorizar ou não a moeda nacional em relação à(s) outra(s)
Medida de política cambial
Estabelecer condições para o financiamento às exportações...
Medida de política comercial
O que é Política de Renda?
É também um instrumento de política macroeconômica e diz respeito a intervenção direta do governo, na formação da renda, como por exemplo, dos salários e dos aluguéis, entre outros)
O que é Valor Agregado ou Valor Adicionado?
É o valor que foi somado ao produto em cada fase do processo de produção do bem, o que permite chegar ao produto final produzido na economia.
Qual a importância da Contabilidade Nacional?
Tem como um de seus objetivos registrar e mensurar os principais agregados macroeconômicos. Não obstante, existem outras formas utilizadas para que o produto seja mensurado: produto interno, produto nacional, etc.
Qual o Destino do Produto produzido?
Alimentar e atender o processo produtivo em curso, ou seja, o consumo de capital através do produto intermediário e atender a demanda final do consumo das famílias.
O que é a Produção Intermediária?
É o processamento de bens intermediários (matérias-primas intermediárias) na sua tarefa de ir alimentando as organizações empresariais. Como exemplo de matérias-primas intermediárias ou produtos intermediários pode ser citado chapa de aço, farinha de trigo, entre outros.
O que é o Valor Bruto da Produção (VBP)?
Engloba tudo que é vendido pelas empresas, que compõem os três setores da atividade econômica, não distinguindo se é para o consumo intermediário ou se é para o consumo final das famílias.

VBP = Compra de Insumos + Valor Agregado
O que é o Valor Agregado (VA)?
É o valor adicionado ao processo produtivo decorrente da remuneração aos proprietários dos fatores de produção, ou seja, é a soma das remunerações dos fatores de produção pagos pelas empresas aos proprietários desses fatores de produção.

VA = Salários + Juros + Aluguel + Lucro
O que é o Consumo Intermediário?
É toda produção intermediária resultante da relações intersetoriais.

CI = Total de Insumos Adquiridos
O que é o Produto (P)?
É a soma dos bens e serviços de uso final da economia. Para se calcular o valor do produto é necessário abater-se (retirar) do VBP (valor bruto da produção), o CI (consumo intermediário), pois se isto não for feito, haverá uma DUPLA CONTAGEM de um produto que é elaborado por uma unidade produtora e insumada por outra unidade produtora (por uma outra empresa).
Qual é a fórmula do Produto (P)?
P = VBP - CI
O que é a Renda (Y)?
Diz respeito à soma dos rendimentos pagos aos fatores de produção em certo período de tempo91. A renda nacional é a remuneração dos fatores de produção abaixo relacionados e é feito sob forma de salários(w), juros(j), alugueis(a) e lucros(l).
O que são os agregados macroeconômicos?
Os agregados macroeconômicos são importantes para que o país possa ter conhecimento de suas contas, bem como, possa formular as políticas de estabilização e de crescimento da economia.
Quais são os principais agregados macroeconômicos?
1. PIB;
2. Produto Interno Bruto a Preço de Mercado;
3. Produto Interno Bruto Per Capita; e
4. Produto Interno Bruto Nominal ou Monetário.
O que é o PIB?
O Produto Interno Bruto é a soma da produção dos bens e serviços dentro do país em um determinado tempo (um ano ou 360 dias).
PIB em alta significa?
É sinal de economia aquecida, e significa, mais produção econômica, mais consumo, mais emprego, mais poupança, mais renda, e mais arrecadação de impostos por parte do governo. Por isso, o produto interno bruto quando cresce tem uma importância muito grande para o país. Por essa importância e pelos reflexos que pode trazer, o produto interno bruto é frequentemente objeto de mensuração pelos governos dos países, inclusive do Brasil, para avaliar seu nível de crescimento, etc.
PIB em queda significa?
O produto interno bruto (PIB) em queda, em três meses consecutivos, por exemplo, é sinal recessão econômica e isto definitivamente não é interessante para os países, já que traz desemprego, queda na renda, menos arrecadação de impostos, tensões sociais, etc.
Para aumentar a possibilidade de crescimento do PIB é necessário?
Poupança forte; Investimentos em sistemas de energia; Disponibilidade de recursos produtivos; Investimento em capital físico e tecnologia; Investimento em pesquisa nos três setores da economia; Agilidade e o estabelecimento de regras claras por parte do governo; Investimento em educação; Construção e melhorias das rodovias já existentes, ferrovias, portos e aeroportos; Diminuição da carga tributária; Taxa de juros baixa; Investimentos governamentais e privados
Poupança forte
Porque traz menos dependência de recursos financeiros externos, evitando aumento de divida externa
Investimentos em sistemas de energia (elétrica, petrolífera, etc)
Trará para o país a energia necessária para a implementação do seu crescimento econômico, e desse modo, evitando os “gargalos”
Disponibilidade de recursos produtivos
Em quantidades e qualitativamente também é importante para o crescimento
Investimento em capital físico e tecnologia
Aquisição de máquinas, equipamentos, instalações fabris e investimento em tecnologia é também de extrema importância para o crescimento da economia
Investimento em pesquisa nos três setores da economia
Setor primário; setor secundário; e setor terciário é importante para que esses setores se tornem competitivos
Agilidade e o estabelecimento de regras claras por parte do governo
Traz diminuição da burocracia, segurança para os investidores, estimula os investimentos diretos internos e externos
Investimento em educação de boa qualidade
Primordial para o processo produtivo, científico, tecnológico, pesquisa, etc. do país
Construção e melhorias das rodovias já existentes, ferrovias, portos e aeroportos
Irá permitir um escoamento mais rápido da produção, redução das perdas de mercadorias e produtos primários, redução dos custos logísticos internos, e em conseqüência, mais competitividade
Diminuição da carga tributária
É fundamental uma carga tributária adequada. Isto permitirá uma economia mais competitiva e mais consumo
Taxa de juros baixa
Irá estimular novos investimentos e novos financiamentos pois o dinheiro fica mais “barato” junto as instituições financeiras
Investimentos governamentais e privados
São fundamentais: o governo investindo em infra-estrutura, enquanto que as empresas na atividade produtiva.
O que é o PIBpm?
O produto interno bruto a preço de mercado (PIBpm) é igual a renda interna bruta a custo de fatores (RIBcf) (mais) os impostos indiretos (menos) subsídios.
O que significa Renda interna bruta a “custo de fatores”?
Significa dizer que as empresas estão pagando pela utilização dos fatores de produção
O que significa o "Preço de Mercado"?
“Preço de mercado”, por sua vez, diz respeito ao preço pago no final, isto é, o preço de venda
Qual a fórmula para se calcular o PIBpm?
PIBpm = RIBcf + IMPOSTOS INDIRETOS - SUBSÍDIOS
Qual a fórmula para se calcular a taxa de crescimento do PIB?
TCPIB = [(PIB2008 - PIB2009)/PIB2008] * 100
Para que serve o PIB per capita?
Através do produto interno bruto per capita ou renda per capita ou produto interno bruto real por habitante, mensura-se também o crescimento econômico e é uma forma de “avaliar a quantidade média” de bens e serviços disponibilizados para cada cidadão de certo país.
O que é o PIB per capita?
A renda per capita equivale ao valor total do produto interno bruto (produto do país) dividido pelo número de habitantes desse país em dado momento. Para que ela cresça (a renda per capita), é necessário que o produto interno bruto (PIB) tenha variação superior à taxa de crescimento da população.
Como se calcula o PIB per capita?
RP = [(PIB20x9)/População2009]
O que é o Produto Interno Bruto Nominal ou Monetário?
Representa os valores nominais a preços de um certo período. O que acontece é que quando se compara os valores do produto interno bruto (PIB), em períodos diferentes, é natural considerar o aumento da inflação entre os referidos períodos, tendo em vista que os preços mudam no decorrer do tempo.
Como se calcula o PIBreal?
PIBreal = [(PIBnominal)/Índice Geral de Preços]*100
O que é o PIBreal?
O PIBreal é o PIB Nominal desinflacionado, ou seja, é a divisão do PIB nominal pelo índice geral de preços (deflator do PIB) multiplicado por 100. O PIB real é a medida da produção e a renda nacional a preços de momento.
A REMESSA DE LUCROS remunera:
Remunera (paga) a utilização do capital físico (bens de capital ou bens de produção), isto é, as máquinas, os equipamentos de produção, as instalações fabris, etc.
A REMESSA DE DIVIDENDOS remunera:
Renda que se deriva de cotas de ações das empresas de capital aberto operando no território nacional.
Os JUROS remuneram:
Remunera (paga) a utilização do capital financeiro externo, caso seja tomado por empresas ou instituições brasileiras ou mesmo que operem no Brasil (são empréstimos, financiamentos bancários feito junto a outras instituições financeiras públicas ou privadas).
Os ROYALTIES remuneram:
Remunera (paga) a utilização de tecnologia estrangeira, marcas, patentes, uso de território, plataformas...
O Produto Nacional Bruto (PNB) é?
É um outro agregado e diz respeito aos valores derivados da produção de bens e serviços a preço de mercado, produzidos por empresas nacionais em outros países ou territórios diferentes.
Como se calcula o PNB?
O PNB é igual ao produto interno bruto (PIB) (mais) a renda recebida do exterior (menos) a renda enviada ao exterior.

PNB = PIB + RRE - REE
O que é o Produto Nacional Líquido (PNL)?
O produto nacional líquido (PNL) ou renda nacional (RN) ou valor agregado líquido (VAL), é o produto líquido gerado pela economia de certo país num dado momento. Para fins de contagem geral esse dado momento pode ser considerado trezentos e sessenta dias.
Como se calcula o PNL?
PNL = PNB - DEPRECIAÇÃO
O que é a Inflação?
Trata-se do aumento continuado do nível geral de preços ou situação na qual os preços sobem constante e continuadamente. A inflação é um fenômeno que traz grande instabilidade para as economias dos países.
Qual o oposto da inflação?
O oposto de inflação numa economia é conhecido como deflação. Ou seja, é a queda da inflação. A deflação acontece geralmente quando há um cenário de baixa oferta de moeda e grande oferta de bens e serviços.
Quando a Inflação é Endogena?
Quando se origina dentro dos limites de um país, ou seja, é uma inflação de origem interna.
Quando a Inflação é Exogena?
Quando a inflação possui origem externa aos limites de um país.
Quais os índices mensuradores de inflação da instituição FGV?
IGP (Índice Geral de Preços);
IGP-DI (IGP Disponibilidade Interna);
IGP-10 (IGP elaborado com dados coletados de preços entre o dia 11 de um mês e o dia 10 do mês seguinte.)
IGPM (IGP de preços do Mercado)
Quais os índices mensuradores de inflação do IBGE?
IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo);

IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O IPCA-15 é uma prévia do IPCA cheio, por isso, quando ele é divulgado no cálculo do acumulado, devem ser considerados os meses anteriores indicados no índice do IPCA. O IPCA é calculado com dados coletados aproximadamente, do dia 15 do mês anterior a 15 do mês de referência.)

E o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor)
Quais os índices mensuradores de inflação da FIPE?
IPC-FIPE (Índice de Preços ao Consumidor)
Quais são os principais tipos de Inflação?
Inflação de Demanda e Inflação de Custos
O que é a Inflação de Demanda?
Resulta do crescimento mais rápido da procura global por bens e serviços do que a oferta global correspondente (ou seja, demanda global maior que a oferta global de bens e serviços).
O que é a Inflação de Custos?
É causada pelo repasse do aumento de custos pelas empresas, isto é, as empresas repassam para o preço dos seus produtos ou serviços, os seus aumentos de custos.
Quais as principais causas da inflação?
Desequilíbrio Orçamentário Governamental e Aumento da Taxa de Juros
O que é Desequilíbrio Orçamentário Governamental?
A economia pode ser afetada por uma inflação de demanda, se o governo para financiar o seu déficit, em seu orçamento, autorizar a emissão de moeda, aumentando assim, o volume de dinheiro em circulação.
O que provoca o Aumeto da taxa de juros?
Poderá provocar inflação de custos, pois as empresas pagando mais caro pelo dinheiro que necessitam (empréstimos bancários por exemplo), terão seus custos de produção elevados, na medida em que repassarem esse custo para o preço final do produto.
Aumento da Taxa de Juros gera
Inflação de Custos
Desequilíbrio Orçamentário Governamental gera
Inflação de Demanda
Quais as Principais Distorções Provocadas por Altas Taxas de Inflação?
São as principais distorções:
Baixa Produtividade Econômica;
Dificuldade de Planejamento Empresarial;
Desestímulo à Poupança Privada;
Tensões Sociais.
O que seria a Inflação de Expectativa?
Diz respeito aos aumentos de preços oriundos das expectativas dos aumentos de preços, baseados em inflação futuras.
O que seria a Inflação Inercial?
Trata-se de um processo de inflação intenso, que se faz presente pelo reajuste de preços, com base na inflação observada no período anterior.
O que é Hiperinflação?
inflação normalmente vem associada a uma série de questões, como por exemplo:
- queda “vertiginosa” do poder de compra das pessoas;
- expansão dos meios de pagamento o que faz as pessoas não desejarem reter dinheiro; e
- queda da confiança dos agentes econômicos e na estabilidade da moeda.
O que é o Sistema de Metas de Inflação?
É uma política traçada pelos governos dos países, inclusive pelo governo brasileiro, através de seus Bancos Centrais, cujo objetivo é manter a inflação em níveis predeterminados.
Qual o principal mecanismo para o controle da inflação aqui no Brasil?
O aumento das taxas de juros SELIC.
O que é o Núcleo da Inflação? (core inflation)
É considerado um índice puro visto que desconta dos preços de alguns produtos a sazonalidade (produtos que são demandados a mais em certo época do ano).
Qual o objetivo do Núcleo da Inflação?
Diz respeito a uma modalidade de índice que é calculado pela FGV - Fundação Getúlio Vargas com base no IGP-DI (Índice Geral de Preços Disponibilidade Interna). Esse índice tem como um de seus objetivos mostrar a evolução dos preços ao consumidor.
O que é Estagflação?
Trata-se de um momento ou conjuntura econômica em que há estagnação e queda da produção e do emprego, combinados com uma inflação intensa e que se acelera. (DECLÍNICO DA PRODUÇÃO + DECLÍNICO DO EMPREGO COMBINADOS COM INFLAÇÃO)
O que é a Recessão Econômica?
7.5.10.1 - Recessão Econômica
Trata-se de um momento (temporário) econômico onde há queda na atividade econômica dos países, sempre associado à queda da produção de bens e serviços, ao aumento do desemprego, a redução da taxa de lucro das empresas, e em consequência, o aumento do nível de falências.
O que é a Depressão econômica?
É um período econômico caracterizado por uma queda acentuada (com características mais prolongadas) na atividade econômica dos países. Associada a uma série de questões, entre elas:
- desemprego;
- forte inflação;
- perda do poder de compra da população;
- perda da lucratividade das empresas; etc
Como se calcula a Variação dos Itens de uma “cesta de produtos” pelo total?
V = [(total de fev / total jan) – 1] x 100
Como se calcula a Variação de uma “Cesta” de Produtos Mês-a-Mês?
Dividir os preços unitários do mês atual pelos preços unitários do mês anterior. Diminuir o resultado de 1 e multiplicar por 100. (Ex: abril e maio)

[1 - (PUmaio/PUabril)]*100
Como se calcular uma “Cesta de produtos” pela Média Aritmética Ponderada?
Dividir os preços unitários coletados no mês de atual pelos preços coletados no mês de anterior. (Ex: abril e maio)

PUabril/PUmaio
Como é o Cálculo dos Índices Acumulados em Certo Período de Tempo?
2000: 2,04%
2001: 1,27%
2002: 20%

1º Transformar a série percentual do quadro acima em números índices (soma-se 100 e depois divide-se por 100).

2º Multiplicar os números índices encontrados.
3º Subtraia 1 do resultado da multiplicação.
4º Multiplique por 100.