• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/13

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

13 Cards in this Set

  • Front
  • Back

Qual a importância de compreender a estrutura da industria ?

É um aspecto muito importante na estrategia de negócios.É a habilidade de entender a dinâmica que envolve a estrutura da industria ou segmento de mercado, mais especificamente como podemos avaliar as perspectivas de rentabilidade no lucro potencial das empresas que operam em determinado setor.

Qual é a principal ferramenta para a análise da estrutura da industria?

Criada pelo pioneiro professor Michael Porter de Harvard, a ideia essencial é que existem 5 chaves competitivas que diminuem ou aumentam as perspectivas de rentabilidade de um determinado setor, logo está ferramente é importante para entender a dinâmica e a estrutura da industria ou setor.

Quais são esses 5 fatores chaves que o professor Michael Porter investigou?

Ameaça de novos entrantes, Ameaça de produtos substitutos, poder de barganha dos compradores, poder de barganha dos fornecedores e intensidade da rivalidade no setor.

Como funciona a analise da "Ameaça a novos entrantes"?

Na ameaça a novos entrantes buscamos sempre um setor onde seja difícil um novo player entrar, desta forma deve-se analisar que novos players serão menos propensos a aparecerem no mercado quando:




Altos custos de entrada: Quando temos um cenário onde novos players enfrentam altos custos de entrada que não podem ser recuperados caso a empresa decida sair do setor. Uma maneira para pensar sobre esse fator é analisar a especificidade dos ativos que a empresa vai ter que adquirir para começar a operar, desta forma quanto mais específicos, maior será o risco ao entrar no negocio e a propensão de entrar tende a diminuir.




Operadores históricos tem uma vantagem competitiva: Players já existentes no mercado tem uma vantagem competitiva e isto dificulta não só a a entrada de novos players mas também a lucratividade de seus concorrentes. Essas vantagens competitivas , podem ser dadas por : patentes e licenças, marcas pioneiras, contratos pré-estabelecidos ( como a coca-cola e a pepsi que possuem seus canais de distribuição, o que dificulta a entrada de novos players.), grande econômica de escala, curva de aprendizagem...




Entrantes encaram retaliações - O que avaliamos aqui é a possibilidade de um novo entrante ser forçado a deixar o negocio por uma estrategia comportamental dos players históricos, isso pode ser mais provável se esses players apresentarem:


-Excesso de capacidades, economias de escala, custos substancias de saída., reputação agressiva dos players já existentes pode afastar novos players apenas pela já conhecida fama.

Como funciona a análise da "Ameaça de produtos substitutos"?

Na Ameaça de produtos Substitutos, não falamos a respeito de produtos iguais ao nosso, estamos falando de produtos similares mas não exatamente o mesmo. Mas na visão do consumidor, sob certas circunstâncias eles podem substituir um pelo outro. Então estrategicamente é algo que nos devemos nos preocupar.




Exemplos : Margarina x Manteiga.




Exemplo2 : Notebook x Tablet x SmartPhone.




Lembrando que não estamos falando de produtos iguais, isso é rivalidade!


O que buscamos aqui é produtos que em certas circunstancias podem substituir a preferencia por outro produto.




Devemos buscar sempre por mercados onde as ameaças por produtos ou serviços substitutos seja baixa.




Produtos substitutos possuem menos ameças quando...




- A elasticidade do preço é baixa. ( não ocorre alteração na demanda devido a variação no preço de outros produtos. )




-Custos de troca são elevados: Se os custos de troca são elevados a uma tendência de dificultar a saída dos clientes para utilizar o outro serviço. (Windows)

Como sabemos se o poder de barganha dos compradores é baixo?

Os compradores terão menos poder quando:




- Eles não estão concentrados ( sem monopsônio)


* Muitos compradores, diminui o poder de barganha


* Cada comprador representa uma pequena fração das vendas.




-Os compradores tem poucas opções


*Os produtos são muito diferenciados.


*Quando os compradores enfrentam altos custos de troca. ( ativos específicos como relacionamento, como por exemplo, um usuário de computador que utiliza windows e para fazer a troca por um MAC ele deve pensar nesse "relacionamento" podendo relacionar a necessidade de uma curva de aprendizagem do usuário.)


*Compradores não podem integrar. ( fazer o que você faz. Como por exemplo você é um atacadista e o comprador pode comprar diretamente do distribuidor, isto é integrar.)




-Compradores estão segmentados :




*Descriminação de preços - A empresa que consegue vender ( lembrar do gráfico ) um produto para todos os seus consumidores que podem pagar o preço mais alto e também vendem para seus consumidores que só podem pagar um preço mais baixo, esse ideia só é possível onde não temos preços muito transparentes. Um exemplo disto está nas passagens de aviões.)




*Agregando preço - Aqui temos outros caminho que as empresas podem trabalhar sobre a discriminação do preço. A empresa realiza uma classificação de compradores, aqueles que estariam mais dispostos a comprar um produto por segmentos como profissão.

Como sabemos se o poder de barganha dos fornecedores é baixo?

O poder de barganha dos fornecedores é similar ao poder de barganha dos compradores, porém é o outro lado da moeda, para que ele seja baixo é necessário :




-Vendedores não estão concentrados ( sem monopolio ) - Se tivermos muitos vendedores isto também irá contribuir para diminuir o preço estabelecido pelos bens ou serviços. Quanto mais fornecedores, mais parecido o produto fica de um commoditie na nossa cadeia de suprimentos, desta forma estes fornecedores não tem muito poder e isso é uma coisa boa.




-Nos temos muitas alternativas - Quando temos muitos substitutos para o produto em questão isso acaba diminuindo o poder de barganha dos fornecedores.


* Custos de troca muito baixos também são umas vantagem para os compradores.


*Temos que contar com o fato de que os fornecedores não podem/não conseguem simplesmente integrar a cadeia.(executar a operação que fazemos no mercado)




Os fornecedores não podem tratar seus clientes de maneira segmentada - O que queremos aqui é um cenário onde o fornecedor tenha um baixo poder de barganha e que os preços sejam amplamente disponíveis, inviabilizando as estratégias de segmentação de preços.

Como podemos definir o poder de barganha e suas relações?

Como funciona a Intensidade da Rivalidade na estrategia de negócios?

Quando pensamos em estratégias competitivas, isto é o que vem mais diretamente ao pensamento, o quão intenso é a competição com nossos rivais em um setor. Muitas pessoas pensam que isto é tudo sobre a estrategia de negócios. Buscamos sempre pela intensidade da rivalidade a um nível baixo, se a rivalidade é mais intensa pode indicar que as margens de lucro serão ariscadas tornando muito mais difícil uma lucratividade positiva.

Como sabemos sobre as intensidade da rivalidade? Se ela é intensa ou não.

A rivalidade será menos intensa quando...


-O numero de competidores é pequeno, é natural pensarmos que um duopólio como Coca vs Pepsi são disputas muito intensas, porém isso não é uma realidade.




-Incentivos para "lutar" são pequenos, com por exemplo mercados com crescimento elevados, isso acaba diminuindo a luta, pois o mercado vem em uma crescente dando oportunidade a todos para conseguir lucrar, diminuindo a necessidade de "price wars"




-Existe oportunidade para se diferenciar, diferenciação também contribui para uma luta menos intensa na industria.




-Baixos custos de saída, se é tranquilo sair do negocio para os players, isto diminui o incentivo de ficar e lutar até o fim.




-Pequeno Excesso de capacidades, quando a demanda não se apresenta cíclica, por exemplo hotéis em temporada e fora de temporada, quando a demanda é cíclica tende a se ter um mercado com rivalidade muito mais intensa, price war.)




- Pode existir uma coordenação no SETOR, a rivalidade tende a ser menor quando houver uma coordenação no setor, sobre preços ou distribuições, porém aqui temos uma violação por TRUST.






papel dos complementares - Produtos com complementares também podem afetar a dinâmica da industria.




papel das Instituições - A forma de operar na industria também pode afetar a dinâmica do setor.

Qual é o propósito da análise das 5 forças?

É ajudar a avaliar o potencial de rentabilidade a longo prazo de uma determinado setor ou segmento de mercado, lembrando que o nível da analise aqui é sobre o setor da industria e não sobre as empresas individualmente.

O que a análise das 5 forças não pode informar? e o que pode?

A análise não pode informar:


-Diferenças entre as empresas


-Capacidades individuais.




A análise pode informar:


-A dinâmica da competitividade no setor


-Perspectivas para a concorrência dentro da indústria.




Algumas pergunta que a análise pode responder são:




Qual é o escopo desta industria para análise? ( Dependendo do escopo pode gerar diferentes insights )




Quão amplo ou estreito é o setor?

Recapitulando, quais são os passos para uma análise das 5 forças?

Ameaça a novos entrantes - Isso envolve o quão fácil ou difícil é para novas empresas entrarem na industria já competindo. Se é fácil para uma empresa entrar, pode ser uma potencial ameaça a lucratividade ao longo do caminho no setor.




Ameaça de produtos substitutos - Isto não é sobre rivais ou competidores diretamente relacionados ao nosso negocio, isto é sobre produtos e serviços similares mas que não são exatamente os mesmos, mas que podem potencializar as forças de vendas em um setor em particular em determinadas circunstancias.




Poder de barganha dos compradores - isto é sobre quem está comprando seus produtos e serviços, eles tem mais poder de configurar o preço que você?




Poder de barganha dos fornecedores - isto é sobre os fornecedores do setor, quem define o preço das saídas, é interessante que seu produto tenha muitos players fornecendo e que principalmente, não consigam integrar suas atividades.




Intensidade da rivalidade - É mais associado a definição de estratégia clássica, o quão feroz é a competição entre os players do setor?






A principal ideia da analise das cinco forças é te orientar com relação a cadeia de suprimentos ( poder de barganha dos fornecedores e dos compradores, intensidade da rivalidade) e da natureza da competição no setor ( ameça de novos entrantes, ameaça de produtos substitutos e a intensidade da rivalidade.)




Ajudando a compreender como será a lucratividade a longo prazo neste setor da industria.