• Shuffle
    Toggle On
    Toggle Off
  • Alphabetize
    Toggle On
    Toggle Off
  • Front First
    Toggle On
    Toggle Off
  • Both Sides
    Toggle On
    Toggle Off
  • Read
    Toggle On
    Toggle Off
Reading...
Front

Card Range To Study

through

image

Play button

image

Play button

image

Progress

1/15

Click to flip

Use LEFT and RIGHT arrow keys to navigate between flashcards;

Use UP and DOWN arrow keys to flip the card;

H to show hint;

A reads text to speech;

15 Cards in this Set

  • Front
  • Back
A operação de swap é caracterizada por um acordo mediante o qual as partes assumem a obrigação recíproca de realizar, em certa data futura, o resultado financeiro líquido decorrente da aplicação de taxas ou índices sobre um montante utilizado exclusivamente como ativo e passivo referenciais (conhecidos como Valores Nacionais ou Parcela Destacada), estabelecido no contrato.
VERDADEIRO
Contratos futuros caracterizam-se por operações para liqüidação em uma data futura, cujos contratos são padronizados pelas bolsas de mercadorias e de futuros, possibilitando a sua negociação até a data dos respectivos vencimentos. Nesses contratos, são especificados pelas bolsas o bem (tipo, peso quantidade), o volume (tamanho do contrato), as datas de liqüidação e de entrega e o local de entrega.
VERDADEIRO
Opções são instrumentos financeiros por meio dos quais o comprador terá um preço variável para um bem ou título-objeto (preço de exercício), para uma determinada data de vencimento (data de exercício).
FALSO

O preço de exercício é fixo. O prêmio é que varia.
Derivativos são instrumentos financeiros cujo valor depende (ou deriva) do preço ou do desempenho de mercado de um bem básico, de uma taxa de referência ou de um índice.
VERDADEIRO
Hedger é a pessoa física que busca, por meio de operações de compra ou de venda de instrumentos financeiros, especialmente no mercado de produtos derivativos, provocar risco de perdas decorrentes das variações de preços de bens com que trabalha, de ativos financeiros que possua em carteira ou de passivo que tenha contraído.
FALSO

Hedger é uma pessoa, física ou jurídica, que busca proteção contra riscos (e não provocá-los).
Especulador é a pessoa física ou jurídica que busca tirar proveito da variação na diferença entre o preço de dois ativos ou mercados ou das expectativas futuras de mudança nessa diferença, aproveitando uma distorção momentânea de preços.
FALSO

Fala-se, no caso, em arbitragem.
Os contratos de swap que tenham instituição financeira como uma de suas contrapartes, ou, até mesmo, somente como intermediário da operação, sem assumir quaisquer direitos ou obrigações, não precisam, necessariamente, ser registrados na bolsa de mercadorias e futuros ou na CETIP.
FALSO

Todas as operações de swap precisam ser registrados na BM&F.
No mercado de opções, apenas o vendedor tem a obrigação de efetuar depósito de margem, uma vez que os compradores, não importando a posição de compra, seja em opções de compra ou em opções de venda, somente terão direitos e não obrigações, não existindo, portanto, risco de inadimplência do comprador de opções.
VERDADEIRO
As opções exóticas são um grupo de opções especiais, moldadas de acordo com a estrutura e o interesse de cada investidor, que têm como principais vantagens sobre as convencionais a flexibilidade, o baixo custo e a maior eficácia do hedge, e que podem ser negociadas apenas por meio de registro em bolsa de mercadorias e futuros.
FALSO

Opções exóticas são geralmente negociadas em balcão.
É de responsabilidade do BACEN a regulamentação dos principais produtos do mercado de derivativos negociados, como opções sobre ações, futuros sobre ações, termos sobre ações e futuros de índices.
FALSO

Isso é responsabilidade da CVM
Risco de mercado consiste na possibilidade de perdas causadas pelo impacto de flutuações de preços, índices ou taxas sobre os instrumentos financeiros que compõem o patrimônio de uma empresa.
VERDADEIRO
Risco operacional consiste na dificuldade de um determinado instrumento financeiro ser vendido no tempo desejado, fazendo com que a empresa o mantenha em seu ativo e/ou passivo, gerando um comprometimento indesejado de liqüidez.
FALSO

O risco operacional está relacionado a possíveis perdas como resultado de sistemas e/ou controles
inadequados, falhas de gerenciamento e erros humanos.

O item fala de risco de liqüidez.
Considera-se arrendamento mercantil operacional a modalidade em que as contraprestações e os demais pagamentos previstos no contrato, devidos pela arrendatária, sejam normalmente suficientes para que a arrendadora recupere o custo do bem arrendado durante o prazo contratual da operação e, adicionalmente, obtenha um retorno sobre os recursos investidos; as despesas de manutenção, assistência técnica e serviços correlatos à operacionalidade do bem arrendado sejam de responsabilidade da arrendatária; e o preço para o exercício da opção de compra seja livremente pactuado, podendo ser, inclusive, o valor de mercado do bem arrendado.
FALSO

Fala-se, nesse item, em arrendamento mercantil *financeiro*.
As ações, partes beneficiárias e debêntures, os cupons desses títulos e os bônus de subscrição são considerados valores mobiliários.
VERDADEIRO
Terão prazo mínimo de sessenta dias as operações ativas praticadas por bancos múltiplos, bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento, com exceção das operações ativas praticadas pelos bancos múltiplos com carteira comercial e bancos comerciais, bem como as operações de financiamento de crédito ao consumidor praticadas pelos bancos múltiplos com carteira de crédito, financiamento e investimento e sociedades de crédito, financiamento e investimento, quando contratadas a taxas de mercado prefixadas.
FALSO

O prazo é de trinta dias.